23 abril 2011

Mediações

Todo encontro do Curumim, na roda inicial, uma criança é mediadora. Ela deve escolher um assunto e falar para toda a roda, além de organizar as perguntas do grupo. Os assuntos são os mais variados, algo que a criança gosta, uma fotografia, uma brincadeira, um brinquedo, um livro, uma curiosidade.




Abril

Maria Lina – Trouxe uma caixa repleta de objetos especiais que, segundo ela “não valem dinheiro, mas é seu tesouro”. Dentro da caixa havia coleções pedras, imãs, lembranças que seus pais trouxeram de viagens, diário, cadernos com seus poemas e histórias, conchas de Bertioga, lacres de latas, caixinha de economias e muitas outras coisas. Ela disse que guarda as coisas que são importantes para ela.

Rafael Willian – Trouxe um livro com algumas curiosidades sobre o futebol. Contou que treina na escolinha do Corinthians e que gosta de jogar nas laterais. Ele torce pela Ponte Preta, seus jogadores preferidos são Kaká e Messi e disse que quando crescer, se for jogador, vai querer jogar no Palmeiras. Além disso, com a ajuda da Maria Lina para ler, nos contou algumas curiosidades sobre a origem do futebol e sobre a jogadora Marta.

Júlia – Trouxe fotos de uma viagem que fez para Santos com sua irmã, avó e mãe. Ela gostou muito de ficar na praia, de passar pela “ponte gigante” que segundo ela “nunca acabava”, de ir à feirinha de artesanato e de passear de teleférico.

Marina Eduarda – Fez uma brincadeira em roda chamada Maestro. Uma pessoa deve sair da roda e ir dar um passeio longe. Enquanto isso, uma pessoa da roda é escolhida para ser o maestro, que deverá fazer vários movimentos que serão imitados pelos colegas da roda. Quando a pessoa que saiu da roda voltar deve tentar descobrir quem é o Maestro. Ela tem três chances, se não conseguir deverá pagar um mico. A Marina disse que aprendeu este jogo na escola e que gosta muito de brincar.

Annie – Trouxe uma medalha que ganhou na sua academia de natação. Disse que era um festival no qual todos que participaram receberam medalhas. Contou que gosta muito de nadar, que seus estilos preferidos são peito e crawl e que nunca nadou em rios, lagos ou mar, apenas em piscinas.

Ágatha – Trouxe um certificado de honra ao mérito que ganhou na escola em um anjinho, que ganhou no chá de bebê de seu irmão Zac. Ela disse que o Zac ainda não tem nenhum ano, apenas alguns meses. E que quando a mãe dela estava grávida, ela sonhou que teria um irmãozinho e acertou. O certificado é de participação no campeonato que teve na escola de futebol de pino. Ela gostou muito de participar, porém não se lembra direito das regras.

Angelo – Trouxe sua coleção de gibis da Turma da Mônica Jovem. Ele fez uma coisa interessante e diferente, usou o fantoche de palhaço que havia confeccionado no dia anterior para interagir com as crianças. Disse que os gibis tratam de vários assuntos, como por exemplo, quando você se apaixona. Além disso, ele acha que as histórias têm muita emoção.

Rafael – Falou sobre a dengue e disse que trouxe este assunto, pois é muito importante todo mundo tomar cuidado. Disse que os sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas pelo corpo, e explicou sobre maneiras de prevenção. Além disso, ele lançou um desafio para que todos os curumins observassem em suas casas lugares onde o mosquito pode ficar: pneus, pratos de vaso, garrafas, baldes.

Felipe – Trouxe um bibelô que sua mãe comprou quando eles foram viajar para Camburiú. Como era muito delicado, acabou quebrando na mochila, mas mesmo assim ele fez questão de passar para todas as crianças verem. O bibelô era uma conchinha e um peixe. Disse que foi de ônibus e parou três vezes durante o percurso e o que achou mais legal foi ver os pescadores com varas e barcos.

Marcelo – Trouxe dois álbuns de figurinhas, um da Copa do Mundo da África do Sul e outro do Campeonato Brasileiro de Futebol. Ele contou que completou apenas o da Copa e conseguiu fazer isso comprando e trocando figurinhas. O do Campeonato Brasileiro ele perdeu o interesse por completar. Mostrou que além das figurinhas dos jogadores, há outras coisas no álbum: curiosidades sobre os jogadores, número de vitórias de cada país, brasões dos times, camisa.


Março

Pedro Augusto – Falou sobre sua viagem para Natal. Ele andou de dromedário e contou que o avião balançou muito. Disse que o passeio de buggie era muito caro, e por isso ele não fez. Ele trouxe um tamborzinho que comprou lá e até tocou um pouquinho pra gente na roda!

Gabriela Colosso – Trouxe suas medalhas. Na escola dela, no ano passado houve Olimpíadas no fim do ano. Todas as crianças que participaram ganharam medalhas. Ela nos contou que o mais importante não é ganhar e sim participar dos jogos e se divertir.

Rodrigo Piccolo – Trouxe uns potinhos com vermes e larvas que seus pais – que são veterinários – retiraram de alguns animais. Ele explicou como os animais podem pegar vermes ou larvas, disse que já ajudou o pai a retirar larvas de alguns cachorros e distribuiu um livrinho com informações sobre como evitar que um cachorro seja contaminado.

Jaqueline – Trouxe dois objetos muito importantes para ela. Uma ovelha de pelucia que ganhou de uma tia que viajava por Jerusalém, quando tinha apenas dois anos, e um Anjinho que a avó levou na maternidade quando ela nasceu. Ela quis mostrar para os amigos pois representam fases da vida dela.

Victor Maia – Trouxe uma brincadeira que pode ser realizada em roda: gato e rato. Todo mundo faz uma roda, de mãos dadas. Uma pessoa fica dentro da roda e é o rato. Outra pessoa fica do lado de fora e é o gato. O objetivo do gato é tentar pegar o rato, porém, este deve fugir e contará com a ajuda da roda, que fechará as portas para que o gato não entre.
Ele aprendeu na escola e disse que no começo não gostou muito, mas que hoje aprendeu a gostar.

Leonardo – Trouxe uma foto da sua cachorrinha, Mel. Ela tem apenas 5 meses, é vira-lata e ele ganhou do amigo do pai dele. Eles disse que ela é muito carinhosa e que quando faz carinho em sua barriga ela sente cócegas. Neste dia a Ágatha fez um comentário sobre cachorros vira-latas. Ela disse que eles são cachorros pobrinhos. As crianças explicaram que são cachorros de raças misturadas, sem nenhuma definida.

Rafael Picollo – Trouxe livros com informações sobre diferentes animais. Girafas, elefantes, hipopótamos, crocodilos. Os livros são dos pais dele – que são veterinários. Ele disse que quer seguir a profissão dos pais quando crescer.

Sophia – Trouxe um caleidoscópio que ganhou da mãe. Disse que a comprou em uma lojinha no centro da cidade e que gosta muito de ver as formas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário