Em comemoração ao dia do meio ambiente a galera do Curumim assistiu ao filme A Maior Flor do Mundo, curta-metragem de animação baseada no livro de mesmo nome, de José Saramago. Após a exibição do curta as crianças falaram sobre suas impressões, como a necessidade de cuidar de tudo que está a nossa volta, inclusive as pessoas com as quais convivemos.
Quem quiser pode ver o curta aqui neste link
Verde que te quero verde
Depois de assistirem ao curta reutilizaram garrafas pet para a confecção de vasinhos que serviram para plantar mudas de manjericão e de salsinha. Cada criança escolheu uma muda e embora muitas não soubessem o que era manjericão e qual sua utilidade, compararam o aroma de cada tempero para depois fazerem sua escolha. Todos levaram suas mudas para casa e depois poderão contar sobre como as utilizaram e quais receitas prepararam!
Por que o céu é tão longe?
Essa foi a história nigeriana que os curumins ouviram e que fala sobre porque o homem teve que aprender a cultivar o próprio alimento e a respeitar o céu e a terra. Essa e outras histórias sobre como viver em equilíbrio com o planeta estão no livro Contos da Natureza. Depois da história a criançada ficou mais atenta para não haver desperdício na hora do lanche.
Não ao desperdício!
No mês do meio ambiente, os curumins puderam conhecer um pouco sobre um programa muito bacana que acontece no SESC, o Mesa Brasil.
O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Quem quiser saber mais, basta acessar www.sesc.com.br/mesabrasil.
No SESC Campinas, quem coordena as ações do Mesa Brasil é a Nutricionista Lilian. Conhecida pelos curumins por já ter feito várias encontros com a galerinha, ela pode explicar como as coisas acontecem no Mesa Brasil. Foi um encontro super bacana!
Depois desta conversa, o pessoal pode visitar a cozinha do SESC e ver como as coisas funcionam. Conheceram onde os alimentos são guardados, as refeições são preparadas, lavam as louças e o mais importante, as pessoas por trás disso tudo. Este passeio foi bem diferente!
Trocas e Barganhas
Todo mundo tem alguma coisa em casa que não usa mais, seja brinquedo, livro, gibi ou uma peça de roupa. Algumas pessoas não sabem o que fazer com tudo isso, mas a galerinha do Curumim tem destino certo para essas coisas: FEIRA DE TROCAS.
No dia 16 de junho, as crianças saíram cedo da cama e foram para o SESC realizar seus “negócios”. Trocaram gibis por roupas, bonecos por bolas, cds por quebra cabeça e muito mais. Tivemos a presença de vários pais e de alguns frequentadores do SESC. Todos foram para casa bem satisfeitos com suas “novas” aquisições e já pensando no que vão trazer na próxima feira, no segundo semestre.
Atualmente a onda de troca de objetos vem ganhando cada vez mais força, inclusive por meio de sites, por isso, indicamos os mais conhecidos como Trocaria (www.trocaria.com.br), XCambo (www.xcambo.com.br), eTrocas (www.etrocas.com.br/) e o Freecycle Brasil (www.freecycle.org/group/BR/Brazil), neles você pode trocar algo que não usa mais por algo que precisa.
Se o interesse for apenas livros boa dica são os sites www.trocandolivros.com.br e o http://www.livralivro.com.br/
Nas cordas da Viola
A galerinha se animou e compareceu em peso para a apresentação da Dança do Curumim no Festival nas Cordas da Viola. Alguns vestidos de caipira, outros com um pouquinho de vergonha, mas todos bem animados.
Com muita música boa, comidas típicas, brincadeiras e bastante alegria, os curumins mostraram a Dança da Carambola, uma dança típica das comunidades do Vale do Jequitinhonha.
Os ensaios foram divertidos e um pouco conturbados, mas no final os curumins pegaram o ritmo e depois de dançarem, convidaram pais, mães, tios, tias, amigos e amigas e fizeram uma grande roda. Foi uma tarde muito bacana!
Mostre seu talento
A criançada do Curumim é cheia de talentos.
Piadas, acrobacias, danças e palhaçadas, foi tudo isso e muito mais que rolou no Mostre seu Talento. O pessoal caprichou no visual e ganhou um monte de palmas do público!
EUAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O CURUMIM CAMPINAS E A MELHOR COISA NA VIDA DE UMA CRIANÇA. PORQUE TEMOS MUITOS AMIGOS BACANAS EDUCADORES LEGAIS BRINCADEIRAS DIVERTIDAS SE VC ENTRA NO CURUMIM NAO DA VONTADE DE SAIR NUNCA MAIS DELE APESAR DE TER O PAPO GERAL MAS NAO E A MESMA COISA PARA QUEM AINDA NAO CONHECE E UMA BOA OPÇAO PARA QUEM GOSTA DE SE DIVERTI PARA VALER.UM BEIJAO CURUMIM CAMPINAS .
ResponderExcluir