Curumim

20 abril 2015

 MARÇO

ALDEIA EM FESTA

 Nossa aldeia ficou ainda mais animada com os novos curumins que chegaram no início deste ano.

Na recepção teve ritual, brincadeira, encontro, arte, alegria, descoberta e muita festa.




O que eu trago para a tribo

O primeiro dia de Curumim é sempre uma surpresa.
A criançada traz um misto de ansiedade, curiosidade, alegria, medo e euforia.
Recebemos as crianças na roda, conversamos sobre o significado da palavra curumim e também sobre os nossos desejos para o programa neste ano.
Alguns já sabiam da origem indígena da palavra e o seu significado, ou seja, criança em tupi.
Aproveitamos para conversar sobre a nossa intenção de que nessa aldeia de crianças do Sesc Campinas, todos possam ser livres e respeitados como são os curumins nas aldeias indígenas.
No centro da conversa, literalmente no meio da roda, um pano de algodão cru esperava para receber em forma de palavras, os sentimentos e emoções trazidos pelas crianças nesse dia.
Foi bem legal acompanhar aquele tecido pálido ficando cada vez mais colorido com palavras como, amizade, alegria, curiosidade, brincadeira e amor.
Depois cada criança recebeu o adesivo " Eu faço Parte" do Curumim Campinas para colar na camiseta junto com o seu nome e finalmente celebramos esse encontro fazendo uma dança indígena dos nomes, em volta do tecido escrito.







Brincadeira coletiva

A brincadeira de pega rabo foi bem dinâmica, divertida e ajudou os novos curumins a se aproximarem um pouco mais de seus colegas. 
Ao comando de um educador os grupos eram formados com diferentes quantidades, as vezes com 10, depois com 6, com 4 e também em duplas.




  


Dia de Caça 

Para conhecer melhor os espaços da unidade e marcar a presença de cada um na tribo, fizemos um caça em que as crianças precisavam percorrer uma rota determinada por meio de um mapa da unidade e no final confeccionar o seu auto retrato com os materiais encontrados no percurso.
Olha cada carinha fofa de curumim!



 

 


Cine Curumim 

No cine curumim deste mês assistimos ao filme Irmão Urso que conta a história de três irmãos que recebem em sua aldeia um símbolo (totem) revelado pelos Espíritos Ancestrais e que deve guiá-los por toda a sua vida.
O caçula dos três irmãos, o Kenai fica desapontado quando recebe seu totem, a escultura de um urso que simboliza o amor, pois ele esperava algo mais imponente como os recebidos por seus irmãos; o  lobo (simbolizando a sabedoria) ou o a água (representando a liderança). 
Ao longo do filme Kenai aprende lições importantes sobre o verdadeiro significado do amor, da união e da fraternidade. 

Após a exibição do filme as crianças receberam pequenos papeis coloridos para escreverem palavras ou frases relacionadas tanto ao filme quanto a nossa turma de curumins. A maioria escolheu amizade, amor e união. 
Quando questionados sobre o que essas palavras tinham a ver com o Curumim, as crianças deram várias respostas como por exemplo, no Curumim nós fazemos muitos amigos e estamos sempre juntos, unidos, foi a fala do Kael da turma 2.




              

Resultado de imagem para irmão urso 


 




Material Ancestral 

Recebemos em março no Programa Curumim o ceramista Dion e seu filho Arthur. Eles vieram fazer uma vivência com as crianças utilizando argila.
A maioria já havia mexido com esse material pelo menos uma vez, mas o Dion trouxe várias informações, falou sobre os diferentes tipos de argila, de onde ela vem e como fica mais resistente e se transforma em cerâmica depois da sua queima em forno especial.
O Dion mostrou fotos do forno que ele construiu e também expôs algumas de suas peças, igreja e casarões.
A criançada gostou muito de ver o jeito como ele as modela, mas o que queriam mesmo era colocar a mão na massa, então, depois do bate papo, cada curumim recebeu um pedaço de argila para explorar e modelar. 
O Dion e o Arthur orientaram os curumins e surgiram trabalhos bem interessantes como casinhas, berços, bichos, potes e xícaras. No final cada criança levou orgulhosa sua produção para casa.








 



  

  



 


 Materializando Sentimentos

Continuando com a mão na massa, demos início a um dos projetos deste semestre, o painel coletivo do Curumim.
Começamos conversando sobre as diferentes maneiras de representar os sentimentos como aqueles falados anteriormente na ocasião que assistimos ao filme Irmão Urso. Depois da conversa cada criança produziu uma plaquinha de argila com motivos que simbolizassem os seus sentimentos em relação a nossa turma. 
As idéias que surgiram foram criativas e muito bonitas, a maioria das crianças representou de forma abstrata os sentimentos de Amizade, União, Amor e Alegria.
Foi bem legal ouvir as explicações de alguns enquanto produziam seus trabalhos como, desenhei uma flor com pétalas diferentes porque acho que somos todos pétalas de uma mesma flor, ou fiz esses pontinhos e quadradinhos dentro do círculo para simbolizar que somos diferentes mas unidos pela amizade ou ainda, fiz esse sol rodeado de estrelas porque acho que eles trazer sentimento de alegria como o Curumim!
Para finalizar esse projeto uniremos todas as plaquinhas, depois de queimá-las, para formar o nosso painel coletivo do Curumim.


 

 

 




Horario Livre

Um dos horários livres mais divertidos deste mês foi o dia dos brinquedos com rodas.As crianças trouxeram patins, skates, patinetes e também os equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras.
Legal ver a criançada compartilhando os brinquedos e ajudando os amigos que ainda não sabiam andar. 
Tivemos ainda mais diversão nos horários livres com a escolha das crianças para produzirem objetos de pano na costura com a Tereza e as mandalas de lã, conhecidas como "Olho de Deus" com a Karina.




 



 




Piscina 

No primeiro dia de piscina deste semestre convidamos os guardiões  Edney e o Pedro para conversarem com os Curumim na roda inicial.
O bate papo rolou entorno dos cuidados e prevenção de acidentes na área da piscina. Depois da conversa fomos dar uma volta para conhecer melhor as instalações da piscina do Sesc Campinas e finalmente... nadaaarr! 


 





Festa do Cabelo Maluco

A criançada se divertiu e caprichou no visual no dia da festa dos aniversariantes do mês. 
O tema foi festa do cabelo maluco e além das perucas e do gel disponibilizados pelo Programa Curumim, algumas crianças trouxeram também sprays para colorir cabelo e inventaram adereços de lã e de papel. 
A Karina ficou só por conta dos terêrês.




 






 Também teve decoração caprichada e cartaz para escrever mensagens aos aniversariantes.


 



 

 



O Marcelo e a Pietra fizeram questão de homenagear os aniversariantes lendo alguns versos.



Conhecendo a nutricionista 

A Priscila, nutricionista da unidade, visitou a turminha do Curumim e conversou sobre sua função no Sesc Campinas, ouviu sugestões para o lanche e respondeu algumas perguntas.
No dia da festa dos aniversariantes a Priscila também apareceu por lá. Ela e o seu auxiliar Claudio trouxeram algo bem diferente para as crianças experimentarem. Ela trouxe uma flor comestível a Physalis, explicou que é da família do tomate e a garotada degustou uma frutinha que vêm dentro da flor. 
Teve gente que não curtiu o sabor, gente que só olhou e gente que adorou e quis repetir e levar a semente para plantar em casa.


Entrega dos kits de saúde bucal

Como é de costume no início do semestre, a dentista Yulli veio falar sobre higiene bucal com as crianças do Programa Curumim e também fazer a evidenciação de placas.
As crianças montaram e colocaram nome nos seus kits de escovação que inclui pasta de dente, fio dental e escova. Este kit deverá ser usado após o lanche ao longo de todo o semestre.

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário