10 junho 2015

ABRIL

"A vida me ensinou que as pessoas que eu amo nunca se vão, porque elas estão guardadas no meu coração" 
A Raquel da turma 2 começou o Sarau dos aniversariantes do mês de abril com esta frase, e ela tem tudo a ver com algumas despedidas que o Curumim fez neste mês.
Duas pessoas muito queridas e importantes na história do Curumim Campinas mudaram de unidade, foram para o Sesc São Carlos. A Geisa e a Lucelina foram escrever outras histórias. Mas, como disse a Raquel, ficarão sempre nos nossos corações. As crianças desejaram muitas felicidades neste novo momento.
E quando a gente sentir muitas saudades? Ah, aí São Carlos que se prepare, pois vai rolar uma invasão de Curumins campineiros......
Boa sorte meninas!!!!



Até daqui a pouco...
Depois de tanto tempo desenvolvendo atividades com as crianças do Programa Curumim, parece estranho vir para o Sesc Campinas e não estar no meio do agito e da animação infantil.
Puxa quantas coisas aprendi com essa criançada, mas o tempo passa e traz novas oportunidades de aprendizado.
Agradeço cada dia vivido junto as crianças e os queridos companheiros do Programa Curumim. Agora espero continuar aprendendo um pouco mais também com os adolescentes do Papo Geral.
Permaneço parte dessa trama curumim, conectada a essa aldeia, afinal a vida não é uma grande teia onde todos estamos ligados? E se alguém mexe um fiozinho? Todo o resto mexe junto?
Parece que sim.
A Geisa deu uma tremenda balançada na nossa teia indo para o Sesc São Carlos, esse balanço me levou para o Papo Geral e trouxe a Jaqueline para o Curumim. Oba! Isso é a vida sendo tecida.
A vida é assim mesmo, as vezes mexe, chacoalha, balança e traz mudança. Mudar é bom!
Agradeço o imenso carinho que recebi e ainda recebo (nos corredores do Sesc) dessa criançada amorosa.
Vocês sabem que sempre que possível apareço nas turmas para fazer um chamego.
Quem sabe, daqui a pouco, depois que fizerem os 13 aninhos nos encontraremos na turma do Papo Geral, assim continuaremos a tecer nossa história.
Beijão no coração.
Rosi



 



Bem vinda Jaque!!!
Não podemos deixar de dar as boas vindas para a Jaqueline.
Ela, que já está há mais de dois anos no Sesc na equipe do Espaço de brincar mudou de ares e veio brincar com a galerinha do Curumim.
Jaque, seja muito bem vinda e desejamos muitas brincadeiras e coisas boas para você!!!! Afinal, todo mundo aqui é suuuuuper legal!!!!!



Quem cuida do Curumim?

Em abril os curumins descobriram quanta gente é necessária para que o Sesc funcione. Em pequenos grupos, as crianças se organizaram para realizar entrevistas com funcionários de diferentes setores do Sesc, decidiram as perguntas, os entrevistadores e as pessoas responsáveis para filmar. Estas pequenas gravações se transformarão em um vídeo, com todas as informações coletadas pelas crianças. Depois, todos os curumins das duas turmas poderão conhecer um pouco dos setores visitados. Teve criança em todo lugar, na GMF, piscina, programação, comunicação, cozinha, central de atendimentos, serviços, infra e gerência. Foi uma semana de muitas descobertas!




Campeonato da Gentileza

Em abril rolou mais uma atividade no nosso projeto do semestre, ‘’cultivando cuidados’’e as crianças puderam vivenciar um esporte adorado por muitos, o futebol, mas de uma forma bem diferente. Nesse campeonato além do gol , outras coisas davam pontos para a equipe, como defesa do goleiro, chute ao gol, ter uma atitude gentil e tocar a bola para toda a equipe. Mas também podia perder pontos, bastava reclamar, quebrar alguma regra ou cometer uma falta e além de perder um ponto a outra equipe teria direito a cobrar uma penalidade máxima. Foram 6 equipes que se revezavam na quadra a todo momento, levou um tempo até alguns perceberem as várias oportunidades de se pontuar nesse jogo, mas ao longo da disputa muitos puderam se divertir e contribuir para a sua equipe, foram muitos que durante a roda final disseram não gostar de futebol, mas que naquele dia acharam divertido.
Quem foi o campeão ??? Até hoje não sabemos, alguns dizem que foram todos.






Cine Curumim

Por que vocês passaram este filme de chorar????
Difícil conter as lágrimas depois de assistir a história destes dois amigos em busca da cura de uma doença ainda desconhecida. A parceria, o cuidado, a amizade, a coragem estavam presentes nesta aventura e os Curumins perceberam, que apesar da tristeza, tudo isso era bem semelhante ao que temos no Curumim. Um grupo de amigos  que cuidam uns dos outros.

Visita a bienal

Esta visita deu o que falar.....
Os curumins foram à 31ª Bienal de artes para discutirem e vivenciar ‘’coisas que não existem’’. 
Antes de passear pela exposição, a galerinha conversou com os educadores Zeca, Caio, João e Renata e descobriram que muitos deles fazem arte também.
Às vezes sem saber o motivo, às vezes para expressar algo bem específico ou até mesmo porque acham bonito, as crianças perceberam que por meio da arte podemos dizer muitas coisas. As obras que estavam na Bienal diziam muito, contavam sobre conflitos nos quais muitos perderam a vida, sobre os índios que não são respeitados, sobre pessoas comuns, sobre a capacidade de imaginar remédios para doenças que não existem. Sobre a arte alguns perceberam, como a Hashilley, que arte é "aquilo que nos faz sentir algo dentro da gente’’ e sobre os conflitos o Henrique sintetizou dizendo: ‘’ eu posso ser uma das pessoas que não percebem os índios e o que eles precisam.’’
As crianças puderam entrar neste mundo, e trouxeram suas impressões a cerca do que viram, muitos acharam algumas obras agressivas, sentiram medo e tristeza. Outros gostaram, ficaram intrigados e curiosos.
Mas arte é isso, traz sensações diferentes para todos aqueles que a apreciam.



Passeio a Jundiaí

No feriado de 21 de abril os curumins fizeram um passeio bem diferente, foram conhecer a nova unidade do Sesc, na cidade de Jundiaí. Foi uma tarde incrível, com direito a frisbee e a bikes. A galera pirou com as manobras dos profissionais de BMX e fatland que estavam lá e se esforçaram muito para não deixarem os discos cairem. A nova unidade deixou os curumins com os olhos arregalados, é grande e linda, novinha em folha,  e a galera não vê a hora de ir de novo com todo mundo









Horário Livre

Horário livre pra quê?
Pra criar e se divertir!!!!!
As crianças estão com as mãos na massa, ou melhor, nas linhas. Tem costura, olho de Deus, pulseira, uma coisa mais linda do que outra. A Tere precisa fazer uma lista de espera, porque todo mundo quer costurar uma almofada, uma bonequina, um travesseiro ou uma roupinha. A Jaque ensinou uma pulseira nova, e a galera já está toda empolgada com suas pulseiras novas. As bolas continuam fazendo o sucesso de sempre, mas a cada dia tem mais criança se aventurando nas pernas de pau e na construção de cabanas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário