Curumim

30 agosto 2016

Maio e junho

Nosso final de semestre foi a maior correria...... com tanta coisa boa de ver, de fazer, de comer e de sentir que nem deu tempo de postar as coisas aqui no blog.
Mas vamos colocar tudo em dia.... vejam o que rolou de coisas incríveis no semestre passado!!!!


Gênesis
o Sesc Campinas foi invadido por elefantes, pinguins, leões marinhos e gente de tudo quanto é canto do mundo. Como assim????
Foi a exposição Gênesis do fotógrafo Sebastião Salgado. Ele viajou por vários lugares tirando fotos de lugares, pessoas e animais  que tiveram pouco ou nenhum contato com a civilização. O resultado? Fotos lindas que mexeram com a curiosidade dos curumins.










Oficina de Luz e sombra
O que é uma fotografia? Para que serve a luz quando tiramos fotos?
Essas e outras perguntas foram o pontapé inicial para a oficina com a querida fotógrafa, artista plástica e educadora Gabriela Ventola. A Gabi mostrou para as crianças o efeito da luz na pupila e como desenhar com as sombras. Foi super legal!!!! Em agosto e setembro ela voltará com mais surpresas para os curumins.
*** A Gabi foi estagiária aqui no Curumim Campinas há alguns anos e é uma alegria tê-la conosco novamente, agora como arte educadora.












Meio ambiente
Na semana do meio ambiente os curumins se equiparam de bombas de sementes.
Com a orientação da educadora Anne (do Espaço de Brincar) as crianças construiram pequenas bombas cheias de sementinhas de flores para enterrarem em alguns lugares pela cidade. Do jardim de casa ao terrenos baldio do bairro, as crianças puderam colorir um pouco a nossa cidade.
A Anne também mostrou várias possibilidades de plantios em casa, na parede, no vaso, na lata. Basta querer e colocar as mãos na massa. Ou melhor, na terra!




Abre a roda....
É na roda que o Curumim começa. É na roda que nos vemos e nos reconhecemos com um grupo. Grande, falante, mas muito feliz e prontos para brincar, dançar e descobrir coisas novas. E as crianças aprenderam o Iapo, a dança da Alice e até uma Ciranda. Tudo em roda, na maior diversão!





Dia do desafio e esteiras
Como todos os anos anteriores o Curumim não ficou de fora do dia do desafio. Sempre na última quarta feira do mês de maio, este evento tem como objetivo incentivar a prática de atividade física. As crianças do curumim tinham um desafio específico, andar ou pedalar juntos o total de 70 km nas esteiras e bicicletas ergométricas da sala de GMF. Todo mundo pirou por entrar na sala, mexer nos aparelhos e cumprir o desafio!
Desafio dado, desafio cumprido!




Semana Mundial do Brincar
"A criança e o brincar são inseparáveis, não dá pra pensar em uma infância plena de todas as suas possibilidades, desvinculada das brincadeiras que tomam tardes inteiras, banhadas de um encantamento simples e essencial. Essencial não só porque é por meio da brincadeira que a criança compreende e representa o mundo, desenvolvendo as competências necessárias ao seu crescimento e a vindoura vida de gente grande, mas porque é no brincar que a criança pode realmente ser criança, exercendo uma habilidade única para interagir e integrar-se ao mundo.
É por isso que é tão importante brincar.
E é por ser tão importante brincar que devemos garantir e propagar a ideia de que todas as crianças precisam brincar.
E é porque todas as crianças precisam brincar que se inventou - porque tudo é inventado - o Dia Internacional do Brincar.
E é por se ter inventado o Dia Internacional do Brincar que também se inventou a Semana Mundial do brincar.
E é por isto que o Sesc e a Aliança pela Infância juntaram forças para falar  da importância de garantirmos que as “nossas” crianças brinquem e que as crianças que “não são nossas”, brinquem também.

E somos nós - as crianças que cresceram - que precisamos cuidar para que toda criança possa brincar, preservando sempre momentos livres da escola, das tarefas, das lições de casa, das atividades extracurriculares e até mesmo do trabalho, porque acredite, ainda tem criança que trabalha igual gente grande. E também porque - na verdade - todas as crianças são nossas". (texto extraido do bilhete que a educadora Walkiria enviou para os pais, mães e responsáveis dos curumins)

E o Curumim não podia ficar de fora!
A galera foi para o parque empinar pipa e foi a maior diversão. Os que sabiam ensinaram os que nunca empinaram, e os que nunca empinaram ficaram malucos ao ver as pipas colorindo o céu. E todo mundo, adultos e  crianças, curtiu um monte a manhã deliciosa na Pedreira do Chapadão.




Você sabem o que pode ser mais encantador que bolhas de sabão?
Bolhas de sabão gigantes!!!!








Mandalas
Os curumins mandaram super bem nas mandalas com cds. Com bastante dedicação e concentração, as crianças fizeram trabalhos incríveis nos cds!

 




Feiras de trocas
Nossas feiras já fazem parte da agenda dos curumins. As crianças começam a guardar os brinquedos, livros, gibis e pequenos objetos que não usam com meses de antecedência. E na hora, as negociações rolam soltas e os curumins saem do Sesc com várias coisas novas/velhas.







Festa Junina
Nos festejos juninos que rolaram no Sesc tivemos a participação de três caipirinhas curumins com o Correio elegante. As meninas andaram pelo Sesc fazendo o papel de cupido entre os corações apaixonados.....


Horário Livre no escuro
Ai que medo!!!! Brincar com lanternas no escura, com cabanas e histórias de terror. Onde isso? Em casa? No quarto?
Que nada!!!
Dentro do teatro.... foi a maior aventura!!!!




Teatro e mais teatro
Neste semestre o Curumim assistiu três espetáculos teatrais....
Muita música e histórias de amor e coragem!

Pequeno Príncipe


Oficina de palhaçaria


 Aniversariantes e horário Livre
Sempre bom, sempre divertido!!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário