05 maio 2018



Meu Mundo é AQUI é uma oportunidade para falarmos do lugar onde vivemos: da Campinas que - assim como as pessoas -  tem um passado, um presente e terá um futuro que depende de nós hoje.
É a Campinas dos tropeiros, das ruas de pedra, dos trens, dos bondes, das fazendas dos livres e dos escravizados.
É a Campinas dos carros, das grandes avenidas e rodovias, dos parques, do comércio intenso e das pessoas que assim como nós, vão e vem no seu dia a dia.
E é também a Campinas do amanhã, aquela que desejamos cada vez mais próspera, mais justa, mais bela e amiga para todos.
Meu Mundo é AQUI é um pretexto para olharmos o que não vemos, não entendemos, não nos importamos.
Porque toda cidade é o encontro de nossas casas com suas praças, dos carros com as calçadas, dos pobres com os ricos, dos brancos com os negros, dos moradores das ruas com os moradores das casas e apartamentos.
É o intenso contraste de nossas igualdades com nossas diferenças. E nem sempre percebemos.
A cidade só faz sentido se pensarmos em quem nela vive e nos seus encontros e se desencontros, porque todo edifício foi sonhado, construído e "vivido" por alguém e toda rua comporta idas e vindas de destinos muito diversos.
Meu Mundo é Aqui é um convite para refletirmos sobre o que é uma cidade e o mundo que ela representa para seus cidadãos.
Então, vamos circular por Campinas nos ocupando de suas construções e do ir e vir das gentes que fazem deste AQUI um mundo, mantendo sempre a perspectiva de que somos nós quem a contruímos e desconstruímos diariamente, mesmo sem se dar conta.
Bora começar?!

Este texto lindo é da Wal, que sempre nos encanta com suas palavras. Que encontremos todo o mundo que vive em nós!!!

Tão pertinho, mas tão distante!!!!
Em março a galera começou com um passeio bem diferente do que estão acostumados. Em pequenos grupos, as crianças fizeram um passeio a pé a Rodoviária e a Estação Cultura. Andamos pelas ruas movimentadas, ouvimos as histórias da Campinas antiga, da modernidade de hoje. Vimos as cores dos ônibus que viajam por toda a cidade, ouvimos histórias de viagens das crianças e de trens que não passam mais. A Vanice, mãe da Sarah, contou suas histórias das plataformas dos trens, de quando ela era crianças. Se emocionou e emocionou todo mundo! 
Em um dos dias tivemos a presença ilustre de um trem de carga, com 76 vagões (os curumins contaram). Foram dias diferentes e as crianças gostaram bastante de conhecer e reconhecer a cidade que vivem!





















Visita ao ETA
Visitamos o ETA - Espaço de Tecnologia e Arte e ficamos impressionados com tudo o que rola lá. Marcenaria, xilogravura, impressões 3D, móveis, tecidos, costura, jogos, programação..... ufa.... é muita coisa bacana!!! A Célia e a Patrícia fizeram uma atividade com magnetismo bem interessante e as crianças piraram com o resultado. Quem sabe em breve a gente não faz mais coisa juntos?!?!









Bolas e mais bolas
Se tem um coisa que curumim gosta é de bola. Pequena ou grande, pesada ou leve, a galara curte bastante brincar com bola e neste mês a brincadeira rolou solta. Trabalho em equipe, torcida e vários tipos de bola! Foi muito divertido!








Aniversariantes e horário Livre
E para os Curumins Tudo..... tudo de bom e alegre neste novo ciclo!!!!




Ki Curumim
Neste mês o Ki Curumim foi uma bagunça só.... mas das boas!!! As famílias que participaram tiveram a oportunidade de reciclar papel. A galera produziu coisas muito legais!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário