28 fevereiro 2019

Fevereiro

E foi dada a largada....

... para mais um ano de muitas brincadeiras, novos amigos e amigas, experiências diferentes, passeios e muita coisa boa!!!!

Começou o Curumim 2019, e o primeiro dia é assim: um turbilhão de emoções que se misturam. Gente matando a saudade daquele amigo que não vê desde dezembro, crianças novas que se encontram com aquele amigo da escola ou do bairro, curumim que nunca viu tanta gente na roda, educadoras recebendo crianças enorrrrrrmes que cresceram muito nas férias, mas todo mundo muito feliz e cheios de energia para tudo o que promete este novo ano!

Brincadeira com paraquedas

Para brincar de paraquedas, precisamos que todos estejam na mesma sintonia, todos juntos querendo que dê certo. Não adianta só alguns se esforçarem para fazê-lo voar, precisamos de um esforço coletivo, do grupo.


E foi sobre isso a primeira conversa no Curumim, sobre sermos um grupo, um coletivo que precisa se ajudar, respeitar as diferenças, com disponibilidade para conhecer outras pessoas.




E para conhecer pessoas novas, as crianças foram encontrando pares que tinham os mesmos gostos, mesma idade, mesma letra do nome e por fim, fizeram grupos pequenos para confeccionarem um crachá com o nome e uma brincadeira que mais gostava. Teve muita gente que achou algo parecido ou muito diferente no outro Curumim e muitas amizades começaram.


Para direita ou para a esquerda?

Para relembrar e conhecer todos os espaços do Sesc, a galerinha do Curumim fez um caça. As esquipes precisaram se dividir entre a construção de um mapa da Unidade

 




e seguir as pistas escondidas nos lugares mais inusitados.

No fim, todos encontraram elementos que não podem faltar no Curumim: roda, lanche, horário livre, brincadeiras, atividades dirigidas, passeios e novos amigos.

Pic Bandeira gigante

Um jogo cheio de estratégias em que a única forma da equipe se dar bem é atuar coletivamente com a percepção de que cada ação afeta a todos da equipe, beneficiando ou prejudicando. Proteger sua bandeira, roupar as bandeiras dos adversários, quatro equipes correndo e tentando pegar e não ser pego. UFA.... que jogo!!!! Foi muito divertido!!!!

Tivemos a equipe verde, vermelha, rosa e amarela





Pega pega 

Quem é o pegador? Que pega estamos jogando? Como eu me salvo?
Brincar de pega pega com tantas crianças é uma experiência muito maluca. Precisamos de muita atenção para que aquela trombada não derrube você mesmo no chão e ainda para que o pegador não perceba que você está perdido e lhe pegue logo no começo do jogo.

A galera da Turma 1 conheceu duas formas novas de jogar pega pega: "pega anjo", ensinado pela Patrícia e "pega líder de torcida", ensinado pela Giovanna.

E as duas turmas brincaram de "pega bicho", com direito a pintura de rosto!!!

"Pega anjo": há pegadores, fugitivos e anjos. Quem for pego, senta no chão, mas pode ser salvo por um anjo que passa a bola que está segurando. Quem estiver com a bola será o anjo novo.





"Pega líder de torcida": este a Gi aprendeu com os professores Renato e Milena do Programa Sesc de Esportes - Esporte Criança. Todo mundo correndo, quando duas pessoas se encontram fazem Jo Kem Po. Quem ganhar continua correndo e quem perder vai atrás "torcendo" pelo colega (gritando seu nome). Quando duas pessoas, com duas torcidas, jogam, a pessoa que perder, vira torcedor do outro e sua torcida também.

Parece complicado, né?! Mas é MUITO divertido!



"Pega bicho": cada criança representou um bicho com pintura facial, tivemos gato, cobras, coelhos e peixes, e os animais tinham que atravessar o campo, mas sem que os caçadores pegassem eles. Foi uma correria só e as crianças adoraram.

Peixes fora d'água é possível? Claro que sim
Cobras mágicas também brincaram bastante!



Equipe dos coelhos super animada !!


Gatos também entraram na brincadeira


Sesc Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro temos o Sesc Verão, um programa que incentiva a prática de atividades físicas e conta com a participação de muita gente experimentando as mais variadas possibilidades de movimento. Os curumins de quarta e sexta aproveitaram o espaço do Galpão e brincaram de salto em altura, ginástica, slackline, tênis de mesa, atletismo e até um simulador de parapente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário