12 junho 2011

Destaques de maio

Neste mês a galerinha do Curumim precisou de fôlego, pois o que não faltaram foram brincadeiras de correr. Foi muito divertido, confira os nossos destaques!

Cine Curumim


Em maio assistimos os Saltimbancos Trapalhões. As crianças curtiram ver o Renato Aragão e o Dedé Santana bem novinhos, e acharam o Mussum e o Zacarias muito divertidos. As palhaçadas dos quatro amigos provocaram várias gargalhadas e as crianças perceberam que o filme era bem diferente dos filmes atuais.
Eles disseram que os carros que apareceram eram muito antigos e que a imagem era “riscadinha”. O Ângelo falou que hoje a imagem é de alta definição, que as câmeras e lentes são muito modernas e por isso, melhores que as de antigamente.
O Pedro Augusto achou que o filme “tinha tudo a ver com o tema do Curumim, mostra o circo e as palhaçadas”. Além disso, ele acha que o Renato Aragão devia parara de fazer a Turma do Didi e voltar a fazer filme.

O Osvaldo não gostou e achou sem graça. Já o Heron, achou divertidíssimo.
Uma coisa que todos perceberam foi a presença de animais (elefantes, macacos e leões).
Mas como filme é de 1981, as crianças chegaram a conclusão de que naquela época não haviam leis que proibiam a presença de animais no circo. De acordo com os Curumins “ainda bem que não tem mais bicho, porque eles deviam sofrer muito”.
Foi muito legal assistir o filme, rir das trapalhadas e conversar depois.
Em junho teremos mais Cine Curumim, vamos torcer para ser tão legal quanto deste mês!


Pernas para que te quero!

Atendendo aos pedidos do QUE TAL em maio fomos jogar futebol e base 4. Depois de muito protetor solar (pois apesar do friozinho o sol pode queimar) os curumins foram para o campo e mostraram todas as suas habilidades. Sobraram gols no futebol e pontos no base 4.
Ainda com muito fôlego a galerinha brincou de Nunca 3 e garrafobol. Foi muita correria, mas muito divertido. Algumas crianças deixam a dica de como brincar dessas brincadeiras:

Futebol - Leandro (10 anos)
É um esporte coletivo que se joga com o corpo todo, mas usa mais os pés para passar a bola. Não pode colocar os braços e as mãos na bola, só o goleiro. Os times têm que fazer gol, e ganha quem fizer mais. São dois times com a mesma quantidade de jogadores em cada lado.
O futebol tem três “modalidades”: futsal, society e campo.
Futsal – são cinco jogadores e o piso é diferentes dos outros, é de cimento.
Society – são sete jogadores e o piso é de grama sintética.
Campo – são 11 jogadores e o piso é grama normal.
Tipos de jogadores: goleiro, zagueiro, lateral, maio campo, centro avante, atacante e um técnico


Base 4 - Vitória dos Santos Gomes (9 anos)
Tinha 4 bases, um grupo de pessoas que jogava a bola e o outro que rebatia a bola. A pessoa que chuta a bola, vai correndo pelas bases, o outro grupo deve correr atrás da bola. Quando o grupo pega a bola tem que levar para a pessoa que está no centro - a que arremessou a bola - e essa pessoa tem que colocar a bola na linha. Quando colocar a bola na linha a pessoa que estava correndo nas bases tem que estar parada em uma, se estiver fora será queimada. O objetivo do grupo que pega a bola é eliminar todos os jogadores da outra equipe. O objetivo do grupo que chuta é passar pelas 4 bases e fazer pontos.

Nunca 3 - Vitória da Silva Porto (10 anos)
É uma brincadeira de duplas. Uma pessoa será o pega e a outra será fugitivo, os outros ficam sentados em duplas.
O fugitivo sentará quando quiser ao lado de uma dupla, e a pessoa que estiver do outro lado levanta e será o pegador, e o que era o pegador antes vira fugitivo. Mas se o pegador pegar o fugitivo eles trocam de função.


Garrafobol - Marina Eduarda Sampaio da Silva (10 anos)
Para essa brincadeira é preciso uma garrafa pet para cada pessoa. Você não pode deixar a garrafa cair se não você sai da brincadeira. Se você sair, você tem a obrigação de dar a garrafa para o próximo da fila, toda pessoa tem a mesma obrigação quando chega sua vez de novo.
Para derrubar a garrafa é preciso chutar a bola. Não tem time, é cada um por si.

Esquetes

Hoje tem marmelada? Tem sim senhor
Hoje tem palhaçada? Tem sim senhor.
E teve mesmo. Neste mês a galerinha do Curumim mostrou tudo o que aprendeu com a oficina da família Burg, com o filme dos Trapalhões e com todas as conversas e brincadeiras sobre palhaços, em pequenas esquetes (cenas) realizadas no arena.
As crianças pensaram em um tema ou sortearam algumas sugestões de situações engraçadas, escolheram as fantasias e adereços e arrasaram. Mostraram como situações simples podem se tornar muito engraçadas e fizeram todo mundo rir com as cenas mais malucas como gente querendo ir ao banheiro, uma senhora tentando dormir com filhas muito barulhentas, amigos tentando acampar, colecionadores de insetos fugindo de uma abelha gigante. Foi muito divertido!






Dança Circular

As crianças do Curumim brincaram de dançar ou dançaram brincando neste mês. A Rosi ensinou duas danças circulares bem divertidas. As duas foram com músicas do Chico Buarque, um músico muito importante na história do nosso país. A primeira foi Piruetas (aquela que fala assim: uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo) e a outra foi Um dia de cão, que está no cd dos Saltimbancos. Foi muito bacana aprender estes novos passos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário