30 novembro 2011

Projetos Individuais

No 2º semestre os educadores do Curumim trouxeram atividades super diferentes e interessantes para as crianças. Veja o que rolou nos projetos individuais.

Se Toca
Karina Yoshinaga

O objetivo deste projeto foi o de construir com as crianças maneiras de tocar e perceber o toque.
As crianças brincaram com partes do corpo com pegas e estátuas, sozinhos e em grupos. Exploraram o toque com massagens no próprio corpo. Neste momento, exploramos diferentes tipos de toques e também utilizamos alguns materiais diferentes como bolas grandes e pequenas, macarrões de piscina, rolinhos de ginástica.
Ao tocar o outro, conversamos muito sobre a importância de respeitar o colega.
Inicialmente o toque foi realizado com o auxílio de alguns materiais como algodão, pequenas telas e bolas. Foi muito interessante, pois as crianças puderam perceber a diferença do toque e o que ele proporcionava em cada um. Por fim, fizemos massagens em pequenos grupos.
Muitas crianças disseram que foi uma experiência bastante relaxante, que dava vontade de dormir e que estavam se sentindo mais leves. Alguns relataram que fizeram massagens em seus pais.







Nas Cores do Picadeiro
Rosilaine Cazorla

No segundo semestre de 2011, a proposta foi explorar as formas e cores do circo através da produção coletiva de um painel com personagens circenses.
O maior desafio foi planejar e produzir cooperativamente, de forma que, em meio a rascunhos amassados, cola derramada e planos de trabalho respingados, continuássemos a exercitar a nossa capacidade de organização e colaboração.
Embora as crianças quisessem mexer com as tintas o tempo todo, havia também a necessidade de outras ações, tais como desenhar, cortar e colar, por isso a cada encontro tivemos que relembrar as propostas e redefinir as funções.
As etapas para produção do painel foram as seguintes:

•Desenho individual de um personagem de circo.
•Exposição dos desenhos individuais para votação do grupo e escolha de quatro.
•Pintura dos painéis.
•Desenhar em escala maior os personagens escolhidos pelo grupo e pintar.
•Recortar os personagens e colar no painel.
•Decorar o fundo de cada personagem com colagem de tecido.
•Detalhes e acabamentos do painel.

Essa idéia foi desenvolvida coletivamente, cada grupo deu sua contribuição e assim nosso painel tomou forma.
Agora aí estão: palhaços, anões, fortões e malabaristas, mas para que eles realmente ganhem vida falta a sua participação. Então, interaja, empreste seu rosto aos nossos personagens e divirta-se.










MPB - Música Para Brincar
Geisa Regina de Mira Ramos

O “Música Para Brincar” foi um projeto de sensibilização musical através de brincadeiras e sons, além da própria experiência musical que algumas crianças possuíam.
Cada grupo teve experiências diferentes durante o semestre como conhecer músicas novas, apresentar ao grupo as que gostavam mais e participar de brincadeiras que necessitam de música.
Nos momentos de conversa foi possível discutir sobre diferentes ritmos e sons, fazendo com que as crianças percebessem a necessidade de respeitar as preferências dos amigos, que nem sempre são iguais as suas.
Um momento muito interessante foi a experimentação de instrumentos. As crianças puderam trazê-los de casa e, juntamente com outros de percussão que oferecemos puderam reconhecer novas possibilidades de sons, trocar com os amigos e, de forma despretensiosa, criar melodias com o grupo.
Algumas crianças mostraram-se muito interessadas e empolgadas com a possibilidade de brincar com música e produzir sons sem um conhecimento musical prévio. A maioria se divertiu muito com as músicas e as brincadeiras, dizendo que estas ficam mais divertidas quando tem um “sonzinho” junto.








Brincando com Esportes
Eli Marcelo Crispim de Araujo

Nesse semestre alteramos a forma do projeto. Ao invés de utilizar um único esporte em todos os encontros, como ocorreu no 1º semestre, optamos, em uma decisão conjunta com as crianças, em trabalhar mais esportes, de forma pontual.
Com a mesma premissa inicial do projeto, escolhi os esportes menos praticados pelas crianças no seu cotidiano, tais como Frisbee, Futebol Americano, Tchoukball, entre outros.
Os esportes foram adaptados de acordo com cada grupo, de forma que as crianças tivessem total possibilidade de participação.
Embora cada esporte tenha sido vivenciado de forma rápida, as crianças gostaram de poder experimentar vários esportes diferentes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário