07 março 2012

O Curumim está de volta!

No dia 14 de fevereiro a galerinha voltou das férias com o fôlego renovado e prontos para fazerem novos amigos e reencontrarem os “veteranos” de Curumim.
Este ano as turmas começaram com vários rostinhos novos e a certeza de que teremos várias brincadeiras e muita diversão. Com isso, o blog também volta contando um pouquinho do que acontece durante os encontros do Curumim.

Todos os dias a rotina da criançada é assim:

Às 14 horas as crianças se encontram com os educadores e fazem a primeira roda do dia. Esta roda é muito importante, pois acontece a MEDIAÇÃO e os educadores falam sobre o que vai rolar no dia.




A MEDIAÇÃO é feita por uma criança. Ela escolhe um assunto, traz para a roda e divide com os colegas. Pode ser uma história, uma foto, um brinquedo, um livro e até mesmo um objeto especial. Depois, o mediador organiza as crianças que querem fazer perguntas.





Depois da roda acontece a primeira atividade que pode ser realizada com todo o grupo ou não.
Às 16 horas temos uma parada para reabastecermos as energias. Três crianças sempre ajudam a entregar o lanche, são os AJUDANTES DO DIA.





Após o lanche acontece a segunda atividade e às 18 horas é a despedida!


Olha o que rolou em fevereiro!!!

Para quebrar o gelo do primeiro dia e conhecer um pouco mais dos colegas que passarão duas tardes por semana no SESC, a galera do Curumim fez umas brincadeiras com os nomes. Todos tiveram que se concentrar para encontrar seus grupos, porém não podiam falar, apenas fazer gestos ou barulhos diferentes. Rolou até um bingo com o nome das crianças! Além disso, as crianças se apresentaram para alguém e este fez um desenho sobre o colega. Foi bem legal!
No primeiro dia é difícil decorar o nome de todo mundo, mas não tem problema, os curumins terão muito tempo para isso.








Maratona Jokempô


A maioria das crianças conhece o Jokempô, também conhecido como pedra papel e tesoura. Basta ficar um na frente do outro e falar "JOKEMPÔ!", então cada criança pode escolher entre pedra (mãos fechadas), papel (mão aberta) e tesoura (dois dedos imitando uma tesoura). A pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel embrulha a pedra. Algumas crianças ao jogar colocam outros elementos, como fogo e água, mas desta vez, o jogo foi com os elementos básicos mesmo. Primeiro a galerinha jogou com diferentes colegas, só para lembrar do jogo. Depois fizeram o Jokempô Evolução que é bem divertido pois se você ganha pode evoluir até se tornar “gente” e por fim o Jokempô na Linha, que tem como objetivo entrar no campo da equipe adversária. Foi muito legal!










Pintura dos painéis


Neste ano o Curumim vai viajar pelo mundo e conhecer um pouco das culturas de outros povos e para dar o pontapé inicial as crianças conversaram um pouco sobre o que conhecem de outras culturas. Apareceu de tudo, falaram de monumentos, diferenças climáticas, comida, dinheiro, danças, festas, fauna, flora e até mesmo das roupas. Depois, colocaram a mão na massa, ou melhor, nos pincéis e nas tintas e pintaram painéis coletivos com as informações que acharam mais bacanas. O pessoal caprichou e o resultado ficou super interessante!






















Canibal e caça contra o tempo


Tem duas brincadeiras que a criançada do Curumim gosta muito: Canibal e Caças.


Não tem jeito, entra ano e sai ano e a galerinha continua curtindo fugir do canibal para que ele não apague as suas cores, conquistadas com muito esforço. Brincar de Canibal é diversão garantida!





O primeiro caça do ano foi diferentes. Para conhecer um pouco do SESC as crianças tinham que realizar algumas tarefas espalhadas pela Unidade, porém o tempo era curto. Além de se preocuparem com as tarefas, a galerinha precisava ficar atento ao relógio, pois as equipes que conseguissem fazer tudo no tempo estipulado, ganhavam mais pontos. Depois de muitas charadas, tarefas diferentes e de andar por todo o SESC, as crianças perceberam que o bacana mesmo é completar a brincadeira.


Um comentário:

  1. Olá Pessoal!

    Minha filha Juliana começou a frequentar este ano, e está adorando.
    E eu também, e é muito bancana poder acompanhar o que ela está "aprontando" ai. é show essa idéia de registrar tudo aqui. Vou acompanhar sempre.
    Um abraço.
    Célia

    ResponderExcluir