Além das Cores do Arco Íris
No mês de maio o SESC Campinas celebrou o Dia Mundial da Diversidade Cultural tendo como referência a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO.
É claro que o Curumim Campinas deu o maior apoio e fez questão de participar dessa corrente tão importante que promove o respeito, o reconhecimento, a tolerância, o diálogo e o desenvolvimento entre as pessoas.Onde estão as heroínas dos games?
No dia em que fomos à Internet Livre as crianças estavam ansiosas para jogar os games, mas antes conversamos com o Celsão, o web animador, sobre a atividade daquele dia.
O Celso perguntou quem conhecia algum game em que o personagem principal era uma garota e poucos se lembraram de algum jogo. Na verdade quase não existem heroínas nos vídeo games. O Celso então nos apresentou uma versão do clássico Donkey Kong, onde o personagem principal não é o Mário e sim a princesa Pauline.
Ele nos contou que essa versão foi criada pelo pai de uma garotinha que adorava jogar Donkey Kong, mas que ficava muito frustrada pelo fato de não poder movimentar a princesa Pauline para salvar o Mário. Este pai achou justo criar um game onde a figura feminina fosse a personagem principal e que sua filha pudesse se identificar com ela.
Os curumins, tanto meninos como meninas, curtiram o game e saíram clicando para subir, descer , saltar e salvar o Mário das garras do Kong.
Dia do Azul/ Quem brinca com Bonecos?
Para esse dia combinamos que todos viríamos vestidos com alguma peça de roupa da cor azul e a brincadeira do dia seria uma confecção de bonecos.
Até que foi fácil pois a maioria das crianças já possuia uma camiseta azul, a do Curumim né?Na hora da confecção de bonecos de jornal tivemos muitas surpresas, como por exemplo, o Gustavo, que ajudou algumas meninas a produzirem o cabelo de suas bonecas. Ele disse que havia aprendido a fazer cabelos de bonecos lá na escola dele.
Os outros garotos também se empenharam bastante para fazer seus bonecos e bonecas.
Como o dia das mães estava chegando, alguns decidiram que fariam uma boneca de presente. Boa idéia!
Surgiram bonecas estilosas, chics, mimosas e também alguns super heróis.
Dia do Rosa / Futebol para Todos
Nesse dia o desafio foi bem maior, pois alguns garotos se recusaram a vestir alguma coisa da cor rosa, inclusive alguns pais ficaram bastante "desgostosos" com a possibilidade do filho vestir rosa.
Conversamos com as crianças sobre essa dificuldade e alguns falaram que não tiveram nenhum problema porque, inclusive o pai e o avô, possuem camisas de cor rosa e que é uma cor normal.
Outras crianças, meninos e meninas, falaram que simplesmente não gostam dessa cor . Houve também quem admitiu que gosta da cor, mas que não usa porque os "outros" poderiam chamá-lo de mariquinha.
Chegamos a conclusão de que não dá para generalizar, definir uma única cor para cada sexo, que afinal, cor não tem sexo.
O que diremos do amarelo, do verde, do laranja, do vermelho, do branco, do preto...?
O que representa o rosa?
Bem, representa a junção da cor vermelha com a cor branca, não é?
Pois bem, talvez essa não seja uma questão tão simples assim, por isso esse dia veio mesmo para discutir como julgamos e damos significados as cores e coisas.
Concluímos que o fato de alguém usar rosa não fará com que ele se transforme em algo que não é.
A Julia Santana falou que acha que isso tudo é porque a sociedade, os outros, definiram que menino só pode usar azul e menina só pode usar rosa, mas quem é essa tal de sociedade? Quem são os outros? Será que não somos nós mesmos?O que diremos do amarelo, do verde, do laranja, do vermelho, do branco, do preto...?
O que representa o rosa?
Bem, representa a junção da cor vermelha com a cor branca, não é?
Pois bem, talvez essa não seja uma questão tão simples assim, por isso esse dia veio mesmo para discutir como julgamos e damos significados as cores e coisas.
Concluímos que o fato de alguém usar rosa não fará com que ele se transforme em algo que não é.
Bem, a sociedade é feita por pessoas, nós fazemos parte da sociedade, então, nós também somos os "outros".
Se não concordamos com algo ou se queremos que seja diferente depende das nossas atitudes, talvez isso possa ajudar na transformação da sociedade.
Depois desse papo legal fomos todos para o futebol com tiras rosa na cabeça e coletes coloridos para dividir os times. Chuta que é gol curumim!
Fala Curumim
Algumas meninas escreveram suas impressões a respeito das atividades desse mês.
Curta e Quadrinhos
O filme Faca sem Ponta Galinha sem Pé é um curta baseado no livro de Ruth Rocha que conta a história de Pedro e Joana, dois irmãos em eterna batalha dos sexos que, ao passarem juntos debaixo de um arco-íris, migram um para o corpo do outro e, com os papéis invertidos, só voltam aos corpos originais quando aprendem que meninos e meninas não são tão diferentes assim.
Você também pode assistir a esse curta pelo youtube.
Depois de assistirmos ao filme conversamos sobre coisas como: Será que homem realmente não chora? Não fica triste? Menina é sempre delicada? Não sabe jogar bola?
Muitos garotos garantiram que choram sim e alguns disseram que até já presenciaram situações onde os pais estavam tão tristes que choraram e que isso de homem não chorar é bobagem.
Algumas meninas contaram que gostam de jogar bola e de andar de skate, e que as vezes fazem isso melhor que alguns garotos, mas que não deixaram de ser meninas ou de brincar de boneca por causa disso.Depois da conversa a proposta foi criar uma tirinha de quadrinhos mostrando outros jeitos de ser criança.
Apareceram histórias de garotas que andavam de skate, que eram campeãs no futebol e nos games, e também histórias de meninos que eram vaidosos, que faziam aula de dança e de tecido acrobático. Veja abaixo algumas das criações dos curumins:
Pegue seu Par
Botamos os curumins para dançar, mas antes conversamos sobre as diferenças de músicas, ritmos e danças típicas de cada país. Depois falamos sobre a cidade de Holambra que fica aqui pertinho de Campinas e de como o povo de Holambra conserva as tradições da cultura holandesa.
Algumas crianças já conheciam a cidade de Holambra por causa da feira de flores, mas outras nunca tinham ouvido falar. Nesse dia os Curumins formaram pares para fazer a divertida coreografia holandesa “Twee Emmertjes Water Holen” (Buscar Dois Baldinhos de Água no Poço).
Foi bacana perceber que embora algumas crianças tenham estranhado a música ou ficado tímidas na hora de dançar, ninguém reclamou do seu par pelo fato de ser menino ou de ser menina.
Parabéns curumins pela participação.Trigésima Bienal de São Paulo
Os curumins visitaram a exposição Trigésima Bienal de São Paulo - A Iminência das Poéticas. Nessa exposição todos podem interagir com a maior parte das obras, pois o espaço expositivo não foi constituído como os espaços expositivos tradicionais.
Exatamente por este motivo as crianças puderam sentar, tocar, sentir, ver, ouvir e até mesmo se molhar em algumas obras. Isso mesmo, alguns curumins não pensaram duas vezes quando perceberam que podiam se molhar no chuveiro e aí foi uma farra!!!!
A partir dessa experimentação da arte, provocada pela exposição e pelos monitores, as crianças perceberam que a arte extrapola os quadros e esculturas e pode se manifestar de diversas formas. Uma das crianças disse ao final que "arte é aquilo que eu quero que seja arte".
Algumas crianças ficaram tão empolgadas com a exposição que no final do dia trouxeram os pais para uma visita. É isso aí curumins, arte para a família toda.
Dia do brinquedo
Nesse dia as crianças trouxeram brinquedos de casa para compartilhar com os colegas durante o horário livre.Teve jogo de tabuleiro, bonecas, casinhas, carrinhos, bolas e legos, mas teve gente que prefiriu mesmo foi ler um bom gibizinho.
Bub Bub na nossa roda
As nossas brincadeiras em roda continuaram também nesse mês.O Luan (turma 2) ensinou uma brincadeira de atenção e agilidade chamada Zapt, Vupt e Tóimóimóim.
Os curumins tiveram que exercitar bastante a prontidão para fazer bonito nessa brincadeira.
Outra brincadeira feita na roda, proposta pelos educadores, foi o Bub Bub.
Uma brincadeira tem origem africana que é parecida com cobra cega.
Duas crianças vendadas ficam no meio da roda, uma deve pegar (leão) e a outra deve fugir (antílope), mas como não enxergam só podem se guiar pela intensidade do som bub bub, feito pelas pessoas da roda.
Intenso, barulhento e divertido!
Festa de aniversariantes
Nesse mês a festa de aniversariantes teve muitas atrações, pois a criançada estava animada para se fantasiar e fazer um show de talentos.Na Turma1 aproveitamos que o teatro estava disponível e logo depois de cantarmos parabéns fomos todos assistir as apresentações dos colegas.
Teve show de piadas, cantores, palhaços e até uma homenagem ao Adney pelo seu aniversário.
A Pietra se revelou uma ótima diretora, organizando a sequencia das atrações e o sobe e desce no palco.
Na Turma 2 a folia foi na sala múltiplo uso, mas nem por isso teve menos animação.Os curumins cantaram, dançaram e fizeram cenas engraçadas.
Construindo Saberes
Este projeto do Programa Curumim Campinas tem como objetivo discutir e compartilhar informações e reflexões relativas à temática educacional com pais, pesquisadores e educadores.
No dia 23 de maio tivemos a palestra: "Discutindo gênero e sexualidade entre as crianças e os adolescentes" com Fernanda Roveri.
Pedagoga e doutoranda em educação pela Unicamp, a Fernanda é também estudiosa de temas como: infância, brinquedo, educação do corpo, moda e gênero e autora do livro “Barbie na Educação de Meninas: do Rosa ao Choque”.
Tivemos a presença de vários professores, estudantes e alguns pais de curumins.
O bate papo foi bem interessante e pudemos refletir um pouco mais sobre a qualidade da infância que proporcionamos as nossas crianças, sejam elas meninos ou meninas.
Dia do Desafio
No dia 29 de maio aconteceu o Dia do Desafio, uma campanha que tem por objetivo sensibilizar as pessoas para a importância da prática de atividade física e esportiva no cotidiano, garantindo hábitos saudáveis. No continente americano, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio, Administração Regional do Estado de São Paulo) e, mundialmente, a Campanha é promovida pela TAFISA (The Association for International Sport for All).
Aqui no SESC Campinas os curumins tiveram a oportunidade de conhecer e participar de uma intervenção esportiva com amputados. Isso mesmo, pessoas que não tinham algum membro.
O time era composto por jogadores de muletas que fizeram a demonstração de uma partida de futebol e depois estimularam as crianças a participarem de uma pequena gincana "futebolística".
Os curumins ficaram impressionados com a habilidade dos jogadores e perceberam que eles podem fazer muito mais coisas do que haviam imaginado.
Passeio SESC Interlagos
No dia 25 de maio fizemos um passeio super hiper mega legal ao SESC Interlagos para o Encontrão Curumim comemorando os 15 anos do Programa Curumim naquela unidade.
O pessoal de Interlagos preparou uma programação especial para esse encontro onde todos nós nos divertimos muito. Curta as fotos abaixo:
Curumins chegando ao SESC Interlagos.
Muita diversão pulando o labirinto de elásticos.
Recepcionados pelo Visconde de Sabugosa no viveiro de plantas.
Chuvinha artificial na visita a estufa.
Hummmm! Almoço gostoso!
Nunca vi tanta criança em cima de um jacaré!
Espiadinha cheia de alegria.
Balança Picollo mais não cai !
Brincadeira de rola rola no morro.
Curumins escrevendo mensagens para curumins de outras unidades.
Boneco Correio recebendo as mensagens escritas pelos curumins.
Vivencia com bumerangues.
Cadê o bumerangue?
Show do Barbatuques.
Galerinha do curumim tirando onda no show.
Até os educadores entraram no "rola rola". Muito bonito heim, Geisa, Adney e Anne?!
Parabéns Curumins e equipe do Sesc Campinas!
ResponderExcluirMuito show o blog de vocês!!!
Valeu pessoal do Curumim SESC Carmo :-)
ResponderExcluirO curumim está fazendo um bem danado pra minha filhota ....nos adoramos vcss bju
ResponderExcluirParabéns a toda equipe curumim. ...vcs são 10 ...tdo trabalho feito com amor só pode gerar enorme satisfação! ! Bju
ResponderExcluir