Curumim

11 setembro 2014


CURUMIM CAMPINAS 

AVENTURA E  DIVERSÃO



No Curumim Campinas o semestre começou com bastante empolgação e novidade.
Aventuras com Piratas, Bichos da Fazenda ,Vestimentas Digitais e Personagens de Games divertiram a criançada.


Qual é seu sobrenome?

Para promover a integração da turma iniciamos nossas atividades com uma brincadeira para encontrar sobrenomes.
Cada criança recebeu um cartão colorido com um sobrenome, o objetivo era achar o dono daquele sobrenome e também procurar o seu. 
Os curumins descobriram que algumas crianças têm sobrenomes iguais e que outras têm sobrenomes super diferentes como Zion, Fiollo, Brentegani, Orsatti, Zampollo, Scatolim, Boiago, Lavandoski...






Caça Pirata

Em agosto os piratas invadiram o Curumim Campinas!

Antes de iniciarmos a caça ao tesouro a garotada ouviu a seguinte história:

Há tempos atrás, numa época em que os mares eram infinitos e escondiam grandes mistérios e magias, havia uma ilha onde morava um segredo. 
      Nessa ilha os piratas se encontravam e passavam muito tempo juntos, aquele que possuía o segredo da ilha tornava-se poderoso mas,  até hoje esse segredo nunca foi revelado. Sabe-se que os piratas governaram os mares durante muitos e muitos anos e que infelizmente alguns grupos de piratas começaram a desejar ter mais poder que os outros. Dessa forma a briga e a discórdia teve início e a ilha dos piratas começou a ruir, foi então que um velho e sábio pirata, o capitão mais antigo que havia, resolveu esconder e salvar o grande segredo da ilha. Qual será este segredo?
 Alguns dizem que ele entregou o segredo a serpente gigante do mar, outros dizem que ele o enterrou. Será? A única pista que se tem é um mapa encontrado a tempos atrás, mas que ninguém conseguiu decifrá-lo ainda.
O velho capitão disse que somente quando os piratas estivessem prontos para receber o segredo é que eles entenderiam o mapa. 
Restam poucos grupos piratas atualmente, apenas 4, os piratas que usavam velas e bandeiras verdes, os piratas da bandeira amarela, da bandeira rosa e da bandeira vermelha. Acreditem ou não, esses grupos estão representadas hoje aqui na roda. 
Verifiquem a cor de seus cartões e vamos juntos, ainda hoje, tentar decifrar esse segredo!


Fazendo a Bandeira

As crianças se uniram aos grupos conforme a cor do cartão e conversaram sobre como seria sua bandeira pirata e qual nome dariam a esse grupo. 
Fizeram também tapa olhos e símbolos para suas bandeiras como caveiras, tesouros e âncoras. Os nomes escolhidos foram Âncora Pesada, Piratas Misteriosos, Piratas do CD e Piratas dos Sete Mares.






Procurando o Tesouro

A procura do tesouro foi muito divertida. As pistas eram charadas que levavam cada grupo a um lugar do Sesc e no final todos achavam um pedaço de um mapa com um molho de chaves e chegavam a um mesmo local , o Espaço Arena. 
As crianças perceberam que se juntassem todos os pedacinhos do mapa teriam mais uma pista e assim, juntos tentaram decifrar o que aquele mapa estava indicando.
Cada grupo olhou com atenção o desenho do mapa e deu sua opinião sobre o que observaram.
No final todos chegaram a mesma conclusão, o mapa indicava que o tesouro estava escondido no Jardim do Galpão do Sesc Campinas. Então, "bora marujos procurar esse tesouro juntos"!






 


Cavando para achar

Quando chegaram no Jardim do Galpão as crianças logo identificaram o local indicado no mapa. Lá também havia uma enxada para cavar. Claro que todos os curumins quiseram dar sua cavadinha, mas MUITA CALMA NESSA HORA! Organizamos as turmas para cada um tirar um pouquinho de terra e não acabarmos com uma grande cratera no jardim.
Ufa! Enfim acharam o tesouro, um pequeno baú com uma caveira desenhada em cima. 
O que será que tem dentro?






Abrindo o Baú

Cada grupo havia recebido um molho de chaves junto com o pedaço do mapa e agora era a hora de testar e ver quem abriria esse baú.
Foi bem engraçado ouvir o que as crianças achavam que poderia ter dentro do baú: ouro, balas, outros pequenos baús com mais pistas (boa idéia!), dinheiro, chocolate, etc.
Torcida e momentos de tensão nas tentativas com as chaves até que finalmente abriram o baú e lá estava um monte de... moedas de ouro? Chocolate? Bem o que importava é que estava recheado com alguma coisa e junto tinha também um bilhete e um manual pirata. 











 Manual Pirata

Depois de comerem as moedinhas de chocolate, uma criança foi escolhida para ler o bilhete do Capitão Sete Mares, veja abaixo o que ele disse:

 Meus caros Piratas,
durante muitos anos governamos os mares, achamos que éramos poderosos, mas não percebemos que só tínhamos poder porque éramos unidos. O que se faz a um pirata, se faz para todos os piratas!
Quando alguns de nós se acharam mais importantes que os outros, nossa ruína começou, e eu, o pirata mais antigo, eleito chefe da ordem dos piratas só pude tomar uma atitude, fugir com o nosso segredo e  escondê-lo.
Quem sabe na busca por esse tesouro vocês possam se unir novamente?
O nosso tesouro vale mais do que ouro, nossa amizade vale mais do que pedras preciosas, por isso temos o desafio de melhorar algo em nós para que nossa ordem pirata continue evoluindo sempre.
Agora que vocês se uniram novamente, escrevam em nosso manual aquilo que vocês acham que podem melhorar o nosso grupo. Depois enterrem este baú porque um dia eu voltarei para verificar se vocês cumpriram seus combinados.
Capitão Sete Mares



Cada criança recebeu um papelzinho para escrever algo que achasse que poderia melhorar em si ou contribuir para o grupo e depois colaram no manual pirata e devolveram dentro do baú.
Em sinal de amizade trocaram as bandeiras e escreveram suas intenções também na bandeira do grupo amigo. Tiveram coisas bem legais como Prometo me divertir e conhecer novos amigos, Me comprometo a cooperar mais com o grupo, Me esforçar para falar mais com as pessoas e Prometo me comportar melhor.












Enterrando o baú
Depois de colocarem todas as intenções dentro do baú os grupos foram novamente para o Jardim enterrar o tesouro que voltaremos a rever só no final do semestre.
Será que cada um vai conseguir cumprir tudo o que se propôs a melhorar?
Cava, cava, cava de novo, impressionante como essa molecada gosta de cavar. Agora o tesouro estava totalmente escondido e tínhamos um segredo curumim a ser preservado.







Pirataria no Horário Livre

Durante o Horário Livre o tema do nosso caça pirata ainda estava presente. 
A Tereza e algumas crianças, costuraram as quatro bandeiras de cada turma transformando-a em uma só como símbolo de união entre as equipes piratas.
A Claudinha da Turma 2 se revelou uma ótima costureira.
O Henrique da Turma 1 quis escrever uma carta para o Capitão Sete Mares para saber se ele existe mesmo. Disse que só acredita se ganhar moedas de ouro de verdade. 
Humm! Espertinho esse Henrique!





Aliás, costura não faltou nos Horários Livres de agosto. A Tereza, que adora mexer com pano, incentivou a criançada a fazer suas experimentações com agulha e linha. 
Tanto os meninos como as meninas produziram coisas bem legais como bonecos, roupinhas, luvas, máscaras e porta moedas.



 
 


 




Pega Bicharada

Essa brincadeira também começou com uma história onde um fazendeiro tenta organizar as famílias de bichos da fazenda. Os bichos estão todos misturados porque estão fugindo de um tigre que apareceu por lá não se sabe como. Será que o fazendeiro conseguirá capturar e reunir os bichos novamente?

Em pequenos grupos as crianças confeccionaram máscaras de porco, vaca, cachorro e tigre e depois fomos brincar de pega bicharada no Campo.
Haja fôlego para correr atrás desse tropel!











Odonto

Nesse dia a dentista do Sesc Campinas ,Yulli e a Regiane auxiliar da Odontologia, entregaram os kits de escovação para os novos curumins e também falaram um pouco sobre a numeração dos dentes e a função de cada um na mastigação.
Para encerrar o nosso bate papo de uma maneira mais divertida, fizemos uma brincadeira de pique bandeira para que cada equipe resgatasse na equipe adversária os dentes que estavam faltando na bocona.
O desafio das equipes era, além de pegar os dentes, organizá-los em sua ordem numérica na boca.






Festival Sesc Videobrasil

As crianças do Curumim visitaram as obras premiadas do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil que estão expostas aqui no Galpão do Sesc Campinas. 
Os olhares atentos e curiosos da garotada captaram as imagens de vídeo arte acompanhados pelos monitores da exposição.
Beleza, estranhamento e reflexão fizeram parte da nossa visita. 
Depois, no bate papo com a turma, as crianças compartilharam suas observações sobre as obras Funfun , My Father  e We Are One.
A maioria conseguiu captar as principais ideias contempladas nos vídeos, como persistência, envelhecimento, morte e relações entre as pessoas.







Mostra Com.Kids

No dia mais chuvoso de agosto os curumins assistiram a Mostra Com.Kids. Essa é uma Mostra que apresenta uma produção de vídeos infantojuvenis de qualidade e premiados.
A Camila, coordenadora do Programa Curumim no Sesc Campinas, tem formação e experiência com audiovisuais, então acompanhou a atividade e conversou com a galera sobre alguns termos técnicos usados nas produções de vídeos como, formato e narrativa. 
As crianças falaram sobre os vídeos da Mostra, sobre os programas que assistem na TV e deram algumas definições do que pensam ser um programa educativo. Alguns disseram que as vezes assistem programas que consideram educativos, mas que também gostam de assistir coisas que acham divertidas e sabem que não são nada educativas.




A exibição dos vídeos do Com.kids foi interrompida por causa da tremenda chuva que caiu nesse dia, até a energia elétrica acabou por aqui, mas a criançada não se abalou e a empolgação ficou em torno dos gelinhos no campo.
Olha só o nosso campo no dia da chuva de granizo. 

Vestimenta Digital

O Caio e a Fernanda, que trabalham com vestimentas digitais que são roupas e adereços utilizando leds, estiveram por aqui ensinando os Curumins a fazerem broches com leds. É aquela lampadinha mesmo. Super bacana!
A criançada escolheu uma forma ou um personagem para desenhar, colocou o led e depois saiu de "pisca pisca" pelo Sesc Campinas. Maneiríssimo!










Mediações

A mediação é um momento na roda de conversas onde uma criança pode trazer algo que ela valoriza e quer compartilhar com o grupo, como por exemplo um livro, um brinquedo, uma foto, etc. 
Algumas crianças se inscreveram para fazer a mediação e trouxeram coisas bem legais como:


Christian trouxe um carrinho de controle remoto bem maluco que anda em diferentes direções, gira, abre as rodas, buzina, toca música e até dança. O Chris escolheu três crianças para pilotar o carrinho: a Larissa, o Gustavo e o Pedro Campello foram os sortudos.


Augusto com muita desenvoltura fez uma apresentação prática e teórica da luta Kung Fu, trouxe também as vestimentas usadas para a prática da luta (luvas, calça preta, túnica e faixa de cintura). Para explicar na prática os golpes do kung Fu, ele solicitou a ajuda dos colegas e falou também da importância da disciplina e do respeito para que a luta aconteça.

Nicolas trouxe moedas e medalhas que comprou em duas viagens que fez para a Europa, em 2012 e neste ano. Disse que em 2012, quando comprou, estava muito empolgado para fazer uma mediação e mostrar para os Curumins. Porém, como as mediações haviam acabado, ele guardou e esperou outra oportunidade. Estava feliz pela sua oportunidade ter chegado.


Rodrigo trouxe larvas que seus pais, veterinários, tiraram de animais e guardaram em potinhos de vidro com formol. Explicou a diferença entre eles, uns ficavam no estômago do cachorro, outro na bexiga. Um era transmitido por moscas varejeiras, outro por moscas normais e até mesmo por pulgas. Contou que seus pais guardam aquilo para mostrar para os donos.

Isabela mostrou o seu berimbau e tocou para a criançada. Também falou um pouco sobre a capoeira que já é uma tradição na sua família.

Marcella trouxe sua coleção de biscoitos da sorte e distribuiu algumas frases para que as crianças lessem e refletissem.

Milene mostrou sua coleção de livros que ganhou de alguns parentes como a sua mãe e sua tia e também o colar de conchinhas da bisavó que já é falecida, mas que faria aniversário nesse dia.






Cabana Bacana

No mês de agosto fizemos um Horário Livre cheio de tecidos para que as crianças explorassem as possibilidades fazendo fantasias, cabanas, etc.
Que dia mais colorido esse!



 






Canibal Game

O tema do projeto para este semestre é Games e Jogos, esse assunto foi escolhido a partir das sugestões dadas pelas crianças no final do semestre passado.
Para iniciarmos o projeto realizamos a brincadeira do Canibal (que a garotada A-DO-RA) abordando personagens de games. Cada criança tinha que conseguir coletar quatro cartões com diferentes personagens de games sem ser pego pelo canibal. Caso fosse pego tinha seus cartões "deletados", mas para fugir as crianças também podiam fazer o movimento do personagem Sonic, imitando uma bolinha no chão.
Cada personagem valia uma quantidade de pontos que só foi revelada no final da brincadeira com o nosso painel de personagens de games de todos os tempos.






Se eu fosse um personagem de games

Os Curumins deram um "play" na imaginação e inventaram uma porção de personagens super criativos a partir de uma silhueta no papel. 
Com canetinhas, recortes de revistas, papéis coloridos e retalhos de tecidos, cada criança inventou um personagem de game e definiu seu nome, sua força, sua fraqueza e missão.
Quanta diversidade! Apareceram personagens alados, com capas, escudos, máscaras, espadas e até com vestidos pra lá de chiquérrimos. Veja algumas criações.









 








Piquenique na Pedreira do Chapadão

O dia de piquenique no parque com a criançada do Curumim Campinas e seus familiares foi show!
Teve alongamento coletivo, caça em duplas, varal de brincadeiras e para finalizar um farto e delicioso lanche.
Foi bem bacana ver as famílias brincando com seus filhos num lindo dia ensolarado.
A galera curtiu e já está pedindo bis. Oba!










Nenhum comentário:

Postar um comentário