TODO DIA É DIA DE BRINCAR
Aqui no Curumim Campinas os dias não são nada iguais mesmo. Que bom!Em setembro tivemos dias ensolarados, chuvosos, floridos...com cinema, vídeo games, costura, lutas, brincadeiras e outras tantas diversões.
Dando seqüência ao projeto do semestre "Games e Jogos", em setembro fomos à internet livre, para felicidade geral da galera, jogar alguns vídeo games.
O Felipe, instrutor da Internet Livre, falou sobre o histórico dos games e contou que surgiram na década de 50, mas que foi na década de 80, com o ATARI que ficaram mais conhecidos.Um dos
jogos mais populares do ATARI é o Pac Man.
Ele contou que quando era garoto deixava de viajar para
economizar dinheiro e poder comprar um game novo. O Pedro Zion, curumim da turma
2, disse que gosta de games, mas que nunca
trocaria uma viagem por um game.
O Felipe explicou que antigamente era muito difícil e muito caro comprar vários jogos e que combinava com o irmão de pedirem juntos um Playstation de presente de Natal. Com os amigos ele combinava de pedirem diferentes cartuchos de jogos para poderem trocar depois.
O Felipe falou também que hoje em dia jogar game é como um
esporte, já existem até times de jogadores que competem internacionalmente e ganham muito
dinheiro com isso. Disse que no Brasil ainda não existe um grande campeonato,
mas que aqui em Campinas já existe um time de jogadores de games.
Depois da conversa, as crianças jogaram os games dos anos 80 e se divertiram em
duplas nos computadores.
GAMES DÉCADA DE 80
Na sala Multiplo Uso uma parte das crianças brincaram com outros games da década de 80 como, o SuperMário, Donk Kong e Pack Man. Foi bem bacana também porque alguns nunca tinham visto, o jogo Pong, que foi o primeiro vídeo game inventado e tiveram a oportunidade de brincar com ele também.
Depois dos jogos o Adney fez uma ótima conversa de encerramento. Ele falou para a criançada que que as coisas consideradas antigas ou “velhas” por algumas pessoas também podem ser bem interessantes e divertidas nos tempos de hoje. Falou ainda que essa ideia diz respeito não só aos games mas também a uma música, um filme e outras coisas feitas numa época anterior a nossa. Importante mesmo é saber valorizar.
CINEMINHA COM PIPOCA
O Cine Curumim deste mês teve um gostinho especial, gosto de pipoca!
A criançada do Curumim assistiu ao filme Detona Ralph comendo um deliciosa pipoquinha.
Esse filme conta a história de Ralph, um vilão de game, que tem o sonho de ser valorizado e de receber uma medalha de herói, para isso invade outros jogos e cria muita confusão.
Algumas crianças já tinham assistido ao filme, mas gostaram mesmo assim porque agora conseguiram identificar quem eram alguns dos personagens de games que passavam pela plataforma do Detona Ralph.
A criançada do Curumim assistiu ao filme Detona Ralph comendo um deliciosa pipoquinha.
Esse filme conta a história de Ralph, um vilão de game, que tem o sonho de ser valorizado e de receber uma medalha de herói, para isso invade outros jogos e cria muita confusão.
Algumas crianças já tinham assistido ao filme, mas gostaram mesmo assim porque agora conseguiram identificar quem eram alguns dos personagens de games que passavam pela plataforma do Detona Ralph.
BRINCADEIRA DA CAIXA
O sorteio da brincadeira da caixa continua acontecendo na roda inicial e a novidade deste mês foi a brincadeira Vendedor de Frutas. Essa brincadeira é um tipo de pega onde uma criança tem que adivinhar qual é o nome da fruta escolhida pelo grupo. Quando acerta, o pegador sai correndo para capturar alguém antes que este chegue até a parede. Quem for pego vira pegador também.
MEDIAÇÕES
Em setembro tivemos muitas medições interessantes. A cada dia mais crianças se interessam em trazer algo para compartilhar com a turma.
Alguns assuntos abordados nas mediações deste mês foram, livros, fotos de animais de estimação, coleção de gibis, de chaveiros, de games e de bonequinhos de pokemon.
Alguns assuntos abordados nas mediações deste mês foram, livros, fotos de animais de estimação, coleção de gibis, de chaveiros, de games e de bonequinhos de pokemon.
Marcella Inácio –
Trouxe uma parte de sua coleção de gibis da Turma de Mônica. Ela contou uma
pouco das histórias, mostrou o que mais gostava. A edição de 50 anos da Mônica
é a que ela mais gosta, pois foi o avô quem deu.
Yuri – Trouxe uma
parte de sua coleção de chaveiros. Ganhou a maioria deles do pai e foi ganhando
e comprando os outros. O que mais gosta são os chaveiros apitos.
Sara – Trouxe uma
foto de sua cachorrinha preta, Lalinha. Ela está com a família da Sara há três
anos, é muito brincalhona e gosta de
brincar com uma bolinha que tem formato de bomba. Todos os dias, quando chega da escola e Sara passeia com a
Lalinha.
Mateus Brentegani
– Trouxe 5 bonequinhos de pokemon. Ele gosta MUITO de Pokemon e conseguiu estes
bonequinhos de diferentes formas, o pai encontrou, a mãe comprou um no Bazar,
ele trocou alguns em feiras de trocas no Curumim. Ele sabe muito de todos eles
e explicou seus poderes e evoluções.
Mateus- Coleção de Bonecos Pokemon Yuri- Coleção de Chaveiros
Erick- Livro dos Recordes Emily- Livros de Contos
Glauco- Kit infantil para montar circuitos eletrônicos.
Marcella- coleção da Turma da Mônica Raquel - Boneco de Pelúcio (o Chico)
Pedro - Coleção de cds de jogos do Wii Matheus mostrou o game que era do seu pai
HORARIO LIVRE
Durante este mês meninos e meninas confeccionaram muitos móbiles de Olhos de Deus e bonequinhos. Teve quem fez projeto para definir como seria a costura do seu boneco.
Durante o horário livre também rolou muita bola, perna de pau, leitura, painel de desenhos e jogos nos games de papelão.
Ah, não posso esquecer das brincadeiras de faz de conta utilizando os bancos do campo. Quantas possibilidades podem estar contidas em um simples banco? Para as nossas crianças os bancos viraram (e foram virados) casinha, tanque de guerra, canil, navio e castelo.
FLIPERAMA DE PAPELÃO
Esse vídeo foi inspirador para os nossos Curumins que divididos em pequenos grupos criaram seus próprios jogos e até os tickets para jogarem.
Alguns dos jogos inventados foram o Acerta Monstros, Pessoas em Aventuras, Futebol, Street Fighter, Acerte a Cesta, Montanha da Escalada e Super Alvo.
Caine`s Arcade https://www.youtube.com/watch?v=faIFNkdq96U
ANIVERSARIANTES
Na comemoração de aniversariantes deste mês tivemos uma decoração diferente. Algumas crianças decidiram escrever frases nas bexigas fazendo a decoração bem mais criativa e cheia de frases interessantes.
Após o parabéns a criançada foi jogar nos "games" de papelão. Foi bem divertido!
LUTAS
Aqui no Sesc Campinas tivemos uma semana especial de lutas e os Curumins puderam conhecer um pouquinho de Karatê e Ai ki Do.
Na vivência de karatê o professor Lucas, que pratica karatê a 21 anos, contou toda a historia do surgimento dessa modalidade. Ele falou que o karatê surgiu no Japão na época de uma revolução que impedia o uso de armas e que os samurais se refugiavam em fazendas e usando como armas os utensílios das tarefas diárias da fazenda.
O professor Lucas enfatizou a importancia de respeitar e não machucar o companheiro de treino, pois ele não é um adversario e sim um companheiro.
A presença desse companheiro é que pode te ajudar a evoluir.
Na vivência do Ai Ki Do o professor Roney contou que essa modalidade surgiu através de um dos 3 mestres mais importantes do Japão, que foi condecorado pelo imperador pela sua importância na criação de artes marciais.
O Aikido é uma arte marcial considerada pacifica, pois ela consiste apenas em defesa, nunca em ataque. Outro ponto bem bacana é que ela prega uma evolução pessoal, nunca se comparando a outras pessoas, por isso nela não existem torneios, premios, disputas, pois o único desafio é vencer a si mesmo e não um adversário.
O professor também falou da importância do respeito ao mestre e da relevância que o mestre possui na vida das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário