16 julho 2019

Junho

Pic Nic

Iniciamos Junho com nosso tradicional Pic Nic em família!

Foi um sábado muito agradável, teve bastante comida, brincadeiras e também uma super trilha guiada pelos próprios curumins. Passamos pelo rio, subimos o barranco, vimos uma queda d'agua, FOI  IN  CRÍ  VEL!!!

Interagimos tanto que não sobrou muito tempo para registrar em fotos, deixando a recordação em nossas memórias... Abaixo, alguns registros:





CINE

O último filme do semestre chamado "O Galo coro-cocó" divertiu bastante as crianças. A história se passa em uma pequena e pacata cidade de São Victor que sempre é acordada pelo galo do prefeito. Alguns moradores decidem expulsá-lo para que possam dormir um pouco mais e as coisas começam a sair fora do controle. Uma aventura e tanto.


33° Bienal de artes - Afinidades afetivas

Adivinhem quem teve a oportunidade de visitar a 33° Bienal de Artes?

Durante a visita, as crianças participantes do Curumim foram estimuladas a refletir sobre como elas eram afetadas pelas obras, o que sentiram, entendendo o contexto de produção do que estava exposto, conheceram um pouco mais sobre os artistas e quais relações eles poderiam estabelecer com as obras.

                                              

Feira de trocas

No dia cinco de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente e para estimular a preservação e o consumo consciente, realizamos no mesmo mês a "Feira de Trocas", onde os curumins puderam trocar entre si os brinquedos que hoje não brincam mais, além de desenhos e jogos.


Copa do mundo de futebol

No dia 18/06 no horário livre, alguns curumins assistiram o jogo de disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa de Futebol Feminina.

Foi um momento de muita vibração, torcida e emoção!! Vai Brasil !!!


Dia do brinquedo

Sabe aquele brinquedo que você gosta muito?

Brinca tanto com ele que sente falta quando não estão juntinhos?

Aquele brinquedo que fica ainda mais divertido quando compartilhado com um amigo e todos brincam juntos?

Neste dia então, os curumins trouxeram seu brinquedo favorito e puderam juntos brincar.

A equipe do Programa Curumim acredita e valoriza a importância do brincar na infância e não é só a gente que pensa assim, abaixo temos a fala da professora Tizuko Kishimoto e da educadora Lydia Hortélio.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=453

https://youtu.be/UHNPqRn6evY

Horário livre

As brincadeiras dirigidas são bem legais, mas o horário livre também é um momento de muita risada, sorrisos, jogos, alegria e aprendizados.



Piscina

Tibum, tibum!

O que vocês sabem sobre a piscina do Sesc?
Muito, quase nada ou pouco?

Pensando nisso, neste mês conversamos com o Luciano que é o supervisor da área de infraestrutura e ele contou tudo para gente. 

Vamos juntos descobrir quase tudo sobre a piscina do Sesc?

"Luciano, com que é feito o tratamento da piscina?
- Com hipoclorito de sódio, que também é conhecido como cloro, mas esse é diferente devido sua densidade de 12% maior que a água e que o cloro do supermercado ou daquele que utilizamos em casa.

Qual a temperatura da água?
- Ela varia entre 28 a 31° C, para garantir essa temperatura utilizamos sete equipamentos: seis para a piscina adulta e um para a infantil. Esses equipamentos funcionam com um sistema de troca de calor, que tira o ar gelado e o recoloca através de serpentinas o ar quente, isso é um sistema inverso do ar condicionado.

Quais são os funcionários responsáveis por esse tratamento?
- Temos quatro tratadores: Messias, David, Valdemir e Gilberto. Todos possuem curso de tratadores de água pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a cada dois anos refazem o curso para de atualizarem, isso chamamos de "reciclagem". O David inicia o tratamento às 5h30 da manhã e o Messias realiza o fechamento às 22h30 da noite.

Somente o Sesc é responsável pelo tratamento da água?
- O Sesc tem um contrato com uma empresa que mensalmente realiza uma analise laboratorial da água da piscina e também da água dos bebedouros. Essa responde legalmente para os órgãos como a vigilância sanitária sobre a qualidade da água e mantém tudo regulamentado através dos parâmetros do INMETRO.

Como é feito o monitoramento durante o dia?
- Através do sistema de check-list desde a abertura ate o fechamento da piscina, no qual temos por exemplo, uma visão panorâmica sobre o piso, a análise do PH, do cloro e também da temperatura, esses são medidos a cada duas horas.

Como é feita a limpeza?
Temos um aspirador automático que auxilia na limpeza, ele é conhecido como robô. Ele é mergulhado no tanque da piscina onde realiza a limpeza por um ciclo de até oito horas, inclusive a limpeza das paredes do tanque das piscina.

Quais tratamentos são feitos?
- Para manter uma água de piscina saudável temos dois tipos de tratamento: o físico e o químico.


        1-      Tratamento Químico:

Tratamento químico é aquele onde utilizamos produtos químicos para limpeza e desinfecção da água da piscina. Os produtos químicos para utilização em piscinas basicamente resultam na sanitização e desinfecção através do cloro, algicidas e clarificantes também são utilizados para respectivamente combater algas e manter a água da piscina cristalina. O controle de PH também é um fator muito importante para obtermos o equilíbrio da água.

2-      Tratamento Físico:
Tão importante quanto o químico, o tratamento físico completa o ciclo de limpeza saudável de sua piscina. Ele se dá pela utilização do sistema de filtragem da piscina,  aspiração de sujeiras depositadas no fundo, escovação das paredes e limpeza das bordas da piscina. O tempo correto de filtragem de uma piscina contribui consideravelmente para qualidade e aspecto da água, sendo que também é fator determinante na mistura homogênea dos produtos químicos na água.

Mais alguma curiosidade para compartilhar?
Diariamente a piscina é coberta com uma capa térmica com o objetivo de manter a temperatura e também economizar energia e de produtos químicos."

A entrevista foi feita pela nossa estagiária Daiani Larissa Maciel e em breve será também compartilhada com as crianças.

Mostra de talentos

Qual é o seu talento?

As crianças que compartilharam seus talentos vivenciaram toda a experiência de estar no palco, aquele friozinho na barriga antes da apresentação, os momentos de ensaios e tiveram como retorno muitos aplausos e os brilhos nos olhos de todos os outros curumins que estavam assistindo, foi LINDO.

Tivemos apresentação de ballet, ginástica, flauta, desenhos, dança, futebol, mágica, recitação de poema, canto e piano.

As apresentadoras e apresentadores brilharam, chamando os curumins para encantar a plateia, abrindo e fechando a mostra.



A Cabana

O grupo de referência composto pelas crianças de 10 anos da turma de terça e quinta finalizaram nesse mês a cabana que foi costurada e bordada por eles.

Essa cabana já foi e será muito habitada nos horários livres...




Campeonato de queimada

Após a assembleia (espaço em que as crianças se encontram e podem discutir assuntos do Programa, explicitando também o que foi bacana - "que bom", o que não foi tão bom -  "que pena" e as sugestões - "que tal"), alguns curumins sugeriram um campeonato de queimada. Este foi realizado com as duas turmas e foi super divertido! Vejam alguns momentos:





Será que eles se divertiram?

Aniversariantes

E o PARABÉNS !!!!

O momento dos aniversariantes é sempre mágico, com comidas gostosas, interação, bolo, amigos e festa! OBA! :)

Neste mês o tema para a festa foi "FESTA JUNINA".




Teve curumins vestido de caipira? Teve si senhô 

Teve correio elegante? OLHA a CARRRRRRRRRTINHA 

Teve também uns curumins bão de pesca, sô!

Ainda tivemos uma surpresa, fotos que ficaram prontas na hora!!!
FOI BOM DIMAIS DA CONTA, UAI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário