Curumim

14 novembro 2019

Outubro

Outubro foi um mês de muita alegria e comemoração!

No mês das crianças, voamos com bolhas de sabão gigantes, passarinhos e borboletas que levaram nas asas nossos livros preferidos. Fizemos brinquedos, bichinhos de jardim e vimos um bonequinho se mexer nas mãos do educador Filipe, do ETA - Espaço de Tecnologia e Artes.

Quebramos as cabeças em jogos diferentes, vimos pequenos filmes recheados de emoção, trocamos, experimentamos, ficamos surpresos com o inesperado,comemoramos e jogamos bola com equipes bem diferentes. 

Foi um mês incrível e alguns curumins contarão abaixo para gente o que rolou neste mês:


Biblioteca

Em parceira com a Solange, bibliotecária do Sesc, confeccionamos borboletas e passarinhos para decorar a biblioteca e em suas asas, os nossos livros preferidos. 


Bey Blades

"Muito legal fazer bey blade, porque eu nunca tinha jogado bey blade caseiro, só aqueles comprados mesmo e é igual mesmo." 
Leticia dos Anjos

"Eu achei legal, mas eu preferia ter feito tudo com cd." 
Igor

"Foi muito legal, nunca tinha feito assim, brincado mesmo. Eu sabia brincar de pião, agora eu sei brincar deste aqui." 
Sophia Salomão

Eu nunca tinha jogado assim, sempre quando eu jogo bey blade eu jogo com muitas pessoas, igual a gente está fazendo aqui agora" 
Giovana dos Anjos


Bolhas de sabão


"Nossa, estava tão linda, mas vai durar por pouco tempo. É legal e eu nunca tinha feito antes. Eu gostei muito das bolhas grandes"
Luiza Ferreira



Horário livre


"Estou fantasiada de tudo que eu gosto de brincar, fantasiar, brincar, fantasiar.... "
Patricia Rondam


"Top, porque é top. Porque dá para jogar bola!
Vinicius Sete

"Porque dá para fazer o que você quiser."
Gabriel Binotto

"Eu acho o horário livre massa, porque a gente pode sentar e conversar com os amigos e em alguns momentos fazer algumas atividades diferentes."
Sarah Bellodi


Oficina inesperada

"Primeiro, essa oficina aí, ela não era esperada, eu só chamei meus amigos para desenhar. Eu trouxe os negócios porque eu estava com o dedo quebrado e eu não poderia fazer atividade, daí eu trouxe papel para desenhar, aí vinha gente pedindo, pedindo, pedindo até que virou isso: 'Oficina inesperada'!"
Gabriel Forquesatto


Jogos de desafios

"Gostei, eu estou tentando montar esse, eu tenho que montar um cubo dentro de uma caixinha. Este é difícil, mas eu já montei três!"
Felipe Lacerda

Eu achei muito legal, eu montei o quebra cabeça do planeta. Foi muito legal" 
Lucas Ferreira

"Maior da hora! Este daqui você tem que montar, tem as pecinhas brancas e pretas, uma parte é branca e outra parte é preta, aí você tem que juntar com as outras."
Pedro Campelo e Isadora Cabral


Cine Curumim

Neste dia o Filipe, educador do espaço de tecnologia e artes (ETA) mostrou uma técnica de animação para a gente chamada "Stop Motion" e depois tivemos a exibição da Seleção das Mostras de animações 2017 e 2018  que o técnico que cuida de cinema, o Cássio, ajudou a selecionar.

"Ele tirou fotos do mesmo bonequinho, cada hora com um movimento diferente, e depois ele fez um vídeo de um segundo. O bonequinho deu dois passos. Precisou de 13 fotos para um segundo, precisaria de 780 fotos para um minuto."
Sophia e a Ana Mei


"Eu gostei do Nimbus, o caçador de nuvens".
Breno Ernesto

"Gostei do MiniBoss porque o cara ficava morrendo umas cinco vezes e ele não estava percebendo que o monstro estava atrás dele toda hora."
Isis Belo

"Eu gostei do que a menininha entrou em um ônibus espacial ao invés do ônibus da escola, porque vai falando vários planetas".
Olívia Cabral




Feira de trocas

"Eu gostei muito da feira de trocas porque quando você tem um criança que não leva nada ela pode chegar em casa com alguma coisa, e ela pode ficar muito feliz e é muito bom ver o sorriso desta pessoa no rosto. E eu fico muito muito feliz com isso!"
Isabelli Cremones





Teatro


Quando as crianças que estão participando da atividade de Teatro são questionadas sobre o que está rolando, a resposta é a mesa: SURPRESA!!!



Oficina de jogo sobre alimentação

Com a chegada do "Experimenta - comida, saúde e cultura" e com ajuda da técnica responsável pelo Mesa Brasil, Lilian, tivemos boas experiências...


"Eu gostei muito, porque a gente jogou um jogo novo, no jogo eu aprendi sobre nutrição e alimentação saudável, tem o alimento in natura que é só comida saudável, o processado é comida saudável mais açúcar, sal, e o ultraprocessado é quando muda literalmente e só tem um pouquinho do in natura, como o chocolate que só tem um pouco de cacau. Com o jogo aprendi que se a gente come comida saudável a gente ganha mais"
Rebeca Maciel

"Eu achei muito legal, porque eu aprendi a me alimentar de forma mais saudável e que existe 3 tipos de alimentos: in natura, processado e ultraprocessado."
 Julia Vitória


Área adotada pelo Sesc

O Sesc Campinas adotou uma área próximo da unidade, um jardim embaixo do pontilhão, que é cuidada pelo jardineiro Edno, outro jardineiro - Adenilson e com a colaboração do João. E eles contaram na roda um pouco de como era o local, depois fomos conhecer como está hoje e deixamos umas surpresas para eles e para quem mais passar por lá e quiser descobrir. 

 


Aniversariantes 

E para os aniversariantes de outubro: TUDO!!!





Campeonato de futebol

"Na minha escola, a gente não consegue fazer brincadeiras coletivas, porque fica todo mundo discutindo e não sai nada. Aqui no Curumim que é muito mais criança, a gente consegue. Tem algumas briguinhas, mas mesmo assim a gente brinca!"
Julia Martins

E esse campeonato diferente, com pontos estranhos e equipes misturadas ainda está rolando. Tem juiz, narrador e até "VAR". 

Uma experiência e tanto!






Nenhum comentário:

Postar um comentário