08 maio 2011

Projeto do Ano

Risos, Aplausos e Piruetas

Em 2011, a temática norteadora das ações educativas do Programa Curumim do Sesc Campinas será centrada na relação entre Arte, Circo e Educação. Por meio do trabalho com elementos do universo circense, a equipe de educadores desenvolverá um conjunto de ações educativas que visam o reconhecimento da singularidade da infância (de suas demandas e especificidades), a percepção do contexto individual e social em que as crianças participantes estão inseridas, o desenvolvimento de valores e atitudes com vistas à formação para a cidadania.
Considera-se que o universo circense, além da relevância enquanto expressão artística, é um tema pertinente para desenvolvimento dos processos pedagógicos ao longo do ano, na medida em que potencializará a condução inter e multidisciplinar dos subtemas e das ações práticas que farão parte do cotidiano das crianças do Curumim, bem como possibilitará a utilização de um amplo conjunto de linguagens e recursos nas áreas de música, teatro, esportes, diversidade, literatura, saúde, comunicação, meio ambiente, dança, artes visuais, artes plásticas, entre outras.
Neste contexto, todos os conteúdos serão trabalhados de forma leve, divertida e atrativa, possibilitando às crianças descobertas sobre suas habilidades e potencialidades por meio do clown, malabares, encenações, canto, atividades de equilíbrio e aéreas, mágica, jogos, entre tantos outros elementos que integram este universo. Todas as atividades serão contextualizadas e apropriadas aos espaços e recursos existentes/viáveis na unidade do Sesc Campinas, contando com o suporte de contratações de profissionais especializados para ações específicas.

OBJETIVOS GERAIS
Instigar o imaginário infantil e valorizar o lúdico entre as crianças a partir de ações educativas com elementos do universo circense.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a propriocepção e a coordenação motora;
- Propiciar autoconfiança, sociabilidade e desinibição;
- Trabalhar o elemento “humor” como elemento de desenvolvimento artístico;
- Estimular a prática da cooperação, respeito e interação com o outro;
- Ampliar conceitos de estética com a caracterização de personagens circenses;
- Conhecer e refletir sobre a estrutura familiar e social dos integrantes do circo;
- Identificar as atividades circenses como parte da cultura corporal;
- Vivenciar o corpo como um instrumento de brincadeira e expressão/manifestação de sentimentos;
- Abordar questões e situações em que o previsível e o imprevisível a parecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário