21 abril 2012

Esportes e culturas do mundo

Em 2012 o Programa Curumim do Sesc Campinas tem como tema gerador das ações educativas “Os Esportes e as Culturas do Mundo”. Aproveitando o acontecimento das Olimpíadas, que ocorrerá na Inglaterra de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, o objetivo é aprofundar o conhecimento e o aprendizado sobre as características geográficas, sociais e a diversidade dos países participantes, aproximando as crianças das práticas, saberes e hábitos de países situados em diferentes continentes, estabelecendo distinções e proximidades entre as culturas e características da infância nestes países e no Brasil.
Considera-se que a temática dos esportes em 2012 estará em evidência e, em decorrência disto o tema sugerido estará muito próximo às crianças. Esta é uma oportunidade para ampliar o repertório e o conhecimento de mundo do grupo que, a partir da vivência lúdica, conhecerá mais sobre as práticas culturais de lugares e povos localizados em diferentes regiões do planeta.
Neste contexto, o intuito é trabalhar o universo esportivo de uma forma mais abrangente, remetendo à cultura do movimento de maneira ampla e a partir de suas diversas manifestações (lúdica, esportiva, saúde). Ou seja, por meio do esporte pretende-se trabalhar a questão da diversidade cultural, de forma que as crianças conheçam, reconheçam e respeitem as práticas culturais do “outro”. Diante disto, as dimensões das técnicas, de estratégias, competição, alto rendimento, racionalização serão minimizadas, pois, a intenção é estimular as crianças a conhecer, experimentar, interagir, compartilhar, adaptar e reinventar.
Esta temática também permite aos educadores o estabelecimento uma interlocução direta entre esporte, cultura e arte, especialmente quando se consideram as interfaces e os elementos presentes nestes três campos: conhecimento, tradição, técnica, saber, criação, apresentação, cooperação, estética, expressividade, coreografia, composição, subjetividade, etc.

OBJETIVOS

Gerais
- Promover a experiência e vivência de diferentes modalidades esportivas, aproveitando o mote das Olimpíadas.
- Respeito aos limites e potencialidades de cada um.
-Vivência de atividades que trabalhem a relação entre a Competição e a Cooperação.

Específicos
- Ampliar a consciência corporal e o repertório motor das crianças.
- Conhecer, pesquisar e vivenciar jogos e esportes praticados em outros países.
- Reconhecer as possibilidades de adaptações nas regras para praticá-las.
- Reunir às práticas esportivas ao contexto dos países, de forma que as crianças tenham a dimensão do espaço, lugar, sociedade e dos aspectos culturais destas diferentes regiões do planeta.
- Promover a reflexão sobre “ser criança” em diferentes lugares do mundo.
- Despertar a reflexão sobre as distinções e proximidades das práticas culturais (festas, danças, culinária, hábitos, gostos) dos países abordados e das práticas culturais realizadas no Brasil.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

As ações educativas serão desenvolvidas por meio de brincadeiras, atividades esportivas, jogos, vivências lúdicas, rodas de conversa, apresentações artísticas (em diferentes linguagens) oficinas, confecções e trabalhos manuais, entre outras ações que fazem parte do dia-a-dia do Programa na unidade. A equipe de educadores trabalhará, a cada mês, com subtemas norteadores, estabelecendo relações entre países, modalidades esportivas e práticas culturais. Outros recursos/estratégias também serão utilizados, tais como: exibição de filmes, passeios e intercâmbios com outras unidades do Sesc SP.
Inicialmente, a equipe de educadores abordará a história das Olimpíadas, seus símbolos e seus ideais, que de acordo com o COB ( Comitê Olímpico Brasileiro) são:
Excelência: dar o melhor de si, no campo de jogo, na escola e em casa. Significa fazer o melhor não apenas para vencer, mas para participar sempre. Ter objetivos e crescer junto com eles.
Amizade: entender que todos – da turma, da escola, do país e do mundo – podem ser amigos e que as diferenças (econômicas, raciais, religiosas) não têm importância e devem ficar para trás.
Respeito: por si mesmo, pelo outro, pelas regras, pelo meio ambiente. Respeitar o fair play (jogo limpo) e lutar contra a utilização de doping no esporte.
As olimpíadas, além de ser um evento esportivo de grande representatividade mundial no qual temos reunidos atletas do mundo inteiro para demonstrar suas habilidades e alcançar o mais alto nível de desempenho, é um momento no qual se encontram pessoas das mais diferentes culturas. Por isso, os Jogos Olímpicos serão o ponto de partida para os educadores trabalharem elementos culturais de diferentes países. Pretende-se a cada mês vivenciar jogos e brincadeiras, danças, brinquedos e lendas de um continente específico. Levantaremos curiosidades sobre alguns países nas Olimpíadas e brincaremos com modalidades esportivas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário