21 abril 2012

Projetos individuais

Além das ações desenvolvidas com o grande grupo a partir do tema gerador, começou em abril os Projetos individuais, nos quais os educadores trabalham com grupos menores de crianças, de forma a por em prática propostas que tenham relação mais direta com os seus repertórios. Assim, para o primeiro semestre teremos as seguintes propostas:

Azulejos de Papel
Rosilaine Cazorla
Partindo das obras de Athos Bulcão, artista que integra o acervo SESC de arte brasileira, o projeto Azulejos de Papel tem por objetivo incentivar a capacidade criadora e ampliar a compreensão estética das crianças do Programa Curumim. Cada integrante do projeto criará um desenho para o seu azulejo e fará uma composição com seis peças iguais. Posteriormente essa composição individual irá compor um painel coletivo, pois as crianças fixarão os azulejos de papel por meio da técnica de lambe-lambe num painel instalado nas dependências do SESC Campinas.






Conhecendo o Flag Football
Adney Paltanin

Flag Football corresponde a uma versão do conhecido Futebol Americano, as regras são similares as deste esporte, porém ao invés de derrubar o jogador adversário com a bola ao chão, no flag football o jogo é interrompido quando se retira uma fita (flag) que se encontra na cintura do dos jogadores. O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (futebol americano) poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos acabam sendo caros. Em consonância com o tema desenvolvido em 2012 pelo programa SESC Curumim, este projeto pretende apresentar uma modalidade esportiva diferenciada, o flag football, oriunda de um esporte que tem suas origens culturais específicas, muito praticado e difundido nos EUA, o futebol americano. O futebol americano tem uma relevância cultural e econômica em proporções mundiais, pois além de conquistar adeptos pelo mundo afora, o evento principal deste esporte, o SUPER BOWL arrecada em 3 dias quantidade semelhante de dinheiro que a adquirida durante um mês de jogos olímpicos. O Super Bowl é a grande final da liga americana, disputada em uma cidade sede pré-definida. É o jogo de campeonato mais assistido do mundo, sendo transmitido ao vivo para 180 países. Logo, apresentar o futebol americano e suas manifestações possui grande valia dentro do projeto Curumim. O projeto será desenvolvido em dois momentos distintos. No primeiro momento, serão aplicados jogos e brincadeiras, que levarão de forma lúdica à construção de uma estrutura de jogo parecida a do esporte desenvolvido. Já no segundo momento, atividades mais direcionadas, com regras semelhantes ao do esporte profissional nortearam as atividades propostas, porém proporcionando momentos descontraídos, sem cunho competitivo, privilegiando a prática mais pertinente a faixa etária envolvida.





Criança que Dança
Karina Yoshinaga

No decorrer do seu desenvolvimento e da sua interação com o meio, a criança vai construindo sua linguagem corporal, desenvolvendo um repertório de movimentos (gestos). Este repertório lhe dá maior possibilidade de se expressar. A dança faz parte deste universo expressivo. Ao dançar a criança se expressa criativamente, e isto amplia as suas possibilidades de interação com o mundo. O objetivo deste projeto é proporcionar, por meio de brincadeiras, atividades que trabalhem consciência corporal, os fatores do movimento (peso, espaço, tempo e fluência), comunicação e expressividade. Durante os encontros, as crianças também terão contato com algumas manifestações da cultura popular brasileira, tais como o coco e a ciranda, por meio das músicas e da vivência prática.







Nenhum comentário:

Postar um comentário