12 setembro 2011

Destaques de Agosto

De ponta cabeça!

Ver o mundo de ponta cabeça é muito legal. A galerinha pode experimentar a sensação virando cambalhotas e se se equilibrando nas bananeiras. Todo mundo tentou e se arriscou, na parede, com os colegas ou sozinhos. Foi muito divertido!







Queimada, baleado ou queima

O nome pode ser diferente, mas o objetivo é bem semelhante: arremessar a bola e acertar alguém do outro time. Atendendo aos vários pedidos que apareceram no QUE TAL, neste mês não faltou queimada para as crianças. Tivemos a do cone, a do rei e rainha e a de salvar os colegas. Foi muito divertido!



Pulando miudinho

O Curumim continua em ritmo de circo. No mês de agosto o acrobata foi o personagem escolhido. A criançada explorou várias possibilidades corporais com os nossos convidados, a Ana Sato e o Luciano Truzzi, profissionais de ginática. Eles ensinaram diferentes maneiras de pular corda, como corda dupla e cruzada e também ensinaram divertidas acrobacias em grupo como a pirâmide, o equilíbrio em dupla, o “aviãozinho” e a “mesa”.



Acrobatas equilibristas

A galerinha do Curumim fez um acrobata que roda, roda, roda mas não cai.
Com papel colorido, um pedaço de barbante e duas "porquinhas" ( não de verdade, àquelas que vem junto com parafuso), as crianças fizeram um boneco que além de se equilibrar no barbante pode rodopiar sem cair.






Horários Livre

Tivemos a oportunidade de escolher, de discordar, de brincar e de se entrosar no horário livre realizado no campo. Alguns preferiram o frisbee, outros a peteca, outros o futebol e alguns o pega-pega. Independente da brincadeira, a escolha de todos foi a mesma, di-ver-ti-men-to






No ponto

Ainda, neste mês as crianças apreciaram a obra O circo de Georges-Pierre Seurat e o Retrato de Felix Fenéon de Paul Signac, ambos pioneiros da técnica do pontilhismo. Essa técnica consiste em juntar pontos de cores diferentes para formar uma outra cor visível pelo fenômeno óptico. É semelhante ao que temos hoje em nossas impressoras em jato de tinta. Cada criança pode criar seu próprio desenho e utilizar canetinhas nas cores primárias (azul, amarelo e vermelho) para colorir com muuiitos pontinhos. O resultado foi muito bacana. Vimos surgir dos pontinhos, naturezas mortas, flores e formas geométricas.





Corpos animados

As crianças, inspiradas nas experiências corporais, soltaram a imaginação e criaram desenhos que se mexiam. Como assim? Foi fácil! De uma maneira simples, elas fizeram um desenho de um lado do papel e no outro fizeram o mesmo desenho, apenas com um detalhe diferente. Com a ajuda de um palito rodaram os papéis e viram seus desenhos se movimentarem, assim como no desenho animado. Foi muito legal, tivemos palhaços, trapezistas, malabaristas e bailarinas. Um espetáculo de circo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário