16 setembro 2011

Olhar, pensar e sentir

Em agosto os curumins tiveram a oportunidade de passar por uma experiência muito bacana ao visitarem o conjunto de obras da 29ª Bienal de São Paulo expostas no Galpão SESC.
A Bienal de Arte de São Paulo é a mostra mais importante do país por contar com renomados artistas da contemporaneidade e também por esse motivo é reconhecida no cenário internacional.
Nessa edição o tema abordado foi a relação entre arte e política,com o título, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”. A mostra propôs que os visitantes entrassem em contato com diferentes maneiras de pensar e habitar o mundo e assim estimular uma reflexão crítica do mundo onde estamos inseridos.
As crianças do Curumim conheceram, interagiram e se divertiram com obras de importantes artistas brasileiros.

Na obra Ninhos de Helio Oiticica, as crianças subiram, desceram, deitaram e aproveitam os pequenos espaços que foram inspirados nas construções populares.
Na instalação Sobre este mundo, da artista Cinthia Marcelle, a galerinha queria porque queria saber de onde vinha tanto giz, se a artista havia escrito tudo aquilo e como é que havia acumulado tudo aquilo no chão. Com a mediação da monitoras da exposição, as crianças chegaram a conclusão que aquilo eram montanhas de conhecimento.
No fim do passeio, muitos curumins disseram que quando pensavam em exposição de arte, sempre vinha a cabeça quadros antigos e esculturas, nunca algo como o que experimentaram na Bienal, onde em alguns momentos, até puderam tocar.
Foi uma tarde diferente e divertida!






Nenhum comentário:

Postar um comentário